Pesquisa: 80% dos consumidores priorizam preços ao escolher uma farmácia

Uma pesquisa realizada com 4 mil pessoas apontou que o preço é o principal fator levado em conta pelos brasileiros na hora de escolher uma farmácia para comprar medicamentos. 80% dos entrevistados afirmaram priorizar a farmácia onde o medicamento está mais barato, sendo que no ano anterior este índice foi de 75,4%.

Além disso, mais de 86% dos consumidores entrevistados reportaram participar de algum programa de fidelidade para obter descontos. Valdomiro Rodrigues é consultor do Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa, que realizou a pesquisa em parceria com a Unicamp. Ele aponta também que houve queda no volume de produtos comprados e nos valores gastos pelos clientes. “Houve uma redução superior a 10% quando nós comparamos com o ano anterior, o que comprova que o consumidor tá comprando menos na farmácia atualmente do que comprava no ano anterior, e isso reflete também nos valores, com o consumidor gastando 20% a menos do que ele gastava”.

A quantidade de unidades adquiridas em uma cesta de compra era em média, de três produtos em 2020, e em 2021 este número caiu para 2,6. O ticket médio também caiu de R$ 55,02 para R$ 43,71. Rodrigues relata ainda que durante a pandemia os consumidores passaram a ir menos à farmácia, e ocorreu uma mudança nos hábitos de compra. “O número de pessoas comprando medicamento de forma virtual é pequeno, mas está crescendo bastante o número de consumidores optando por este perfil de compra”.

O Engenheiro Civil, Eduardo Kfouri, não costuma comprar online, mas afirma que utiliza a internet na pesquisa de preços. “Eu faço pesquisa no celular ou na internet, aquele que preciso ou que é mais barato, e aí vou à loja e tento fazer uma negociação em cima disso também, mas nem sempre a gente consegue”.

Mas esta é velha e principal dica na hora de comprar: Mesmo que você tenha uma farmácia de sua preferência, pesquise, assim como faz também o pedreiro Francisco Mendes. “A gente pesquisa preço né, mas como a gente é cliente aqui, a gente sempre compra aqui pois tem um desconto bom”.

Outras dicas para economizar são buscar medicamentos genéricos e similares; ir à farmácia já com a definição de quais produtos comprará; utilizar os programas de fidelidade oferecidos pelas farmácias; e utilizar o programa Farmácia Popular, do Governo Federal, que subsidia algumas categorias de medicamentos em até 100%.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Região de Campinas tem previsão de chuva e ventos fortes entre domingo e segunda

Ceasa Campinas estreia 1º Encontro de Carros Antigos neste domingo (21)

Mulher é morta a tiros pelo marido em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.