A obra de Paulinho da Viola

Com apenas 21 anos de idade ele já teve o seu talento reconhecido . Foi    introduzido   na nata do  samba carioca através do lendário restaurante Zicartola.  E  o próprio Cartola  confirmou o brilho daquela rapaz tímido, com o jeito calmo  de cantar , domínio  do  violão como poucos e   logo passaria a ser conhecido como  Paulinho da Viola.

Ele  teve a oportunidade de conviver  com Pixinguinha e  Jacob do Bandolim,  esse alicerce construiu uma música  singular e  muito profunda na música brasileira.  Paulo César Baptista de Faria  é  de  1942  e viveu  com a Portela um caso de amor explícito, inclusive com um título em 66,  já em sua estreia como compositor da escola .

Paulinho da Viola ao longo de sua carreira lançou vários álbuns que entraram facilmente na lista de clássicos da MPB, com respeito à  tradição e mantendo um olhar na modernidade.  Esse compromisso faz sua música ganhar contornos universais.

Confira esta edição

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Apresentação

Robson Santos

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Marcelo Elói

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Mais um filme contando a história de Silvio Santos chega aos cinemas

Quintal dos Prettos celebra Consciência Negra com roda de samba em Campinas

Projeto Raízes promove cultura negra nas escolas de Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Mais um filme contando a história de Silvio Santos chega aos cinemas

Agora com Leandro Hassum no papel do apresentador, Silvio Santos Vem Aí se passa em 1989, logo após Silvio se candidatar à Presidência da República. A jornalista Marília, vivida por Manu Gavassi, é convocada a trabalhar na equipe do apresentador com o intuito de investigar a vida do candidato e prever qualquer tipo de ataque e jogo sujo dos adversários. Apesar de desconfiada, Marília é conquistada pelo carisma do comunicador, gerando uma parceria, mas também muitos embates. 

Projeto Raízes promove cultura negra nas escolas de Campinas

O projeto Raízes: Identidade e Cultura Negra vai apresentar um espetáculo teatral nesta quarta-feira, dia 19 de novembro, das 11h às 11h40, em uma escola de Campinas. A peça reúne alunos, professores e moradores da comunidade e marca o encerramento das atividades do projeto, que começou em setembro.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.