Ouça ao vivo

Agentes de trânsito de Campinas vão passar por curso de primeiros socorros

Foto: Divulgação/Emdec

A Emdec e o Corpo de Bombeiros firmaram uma parceria, onde vão oferecer um curso de primeiros socorros aos agentes de trânsito de Campinas. Na maioria das vezes, esses profissionais são os primeiros a chegar em locais de acidentes e, enquanto a ajuda médica não chega, eles podem realizar alguns procedimentos que podem salvar a vida das vítimas. O curso já foi iniciado e seguirá acontecendo sempre às segundas-feiras, durante todo o primeiro semestre deste ano.

Cada turma será composta por cerca de 30 agentes de trânsito, de forma a contemplar todo o efetivo da empresa municipal. Com carga horária de quatro horas, o curso é realizado na sede da Emdec. Entre os temas abordados estão a identificação de situações de risco, retirada rápida de veículo, técnicas de reanimação, entre outras. O presidente da Emdec, Vinícius Riverete, acredita que a capacitação é importante, porque vai além das ocorrências de trânsito.

Ele disse que a empresa estuda a possibilidade de identificar o agente de trânsito que passou pelo curso de primeiros socorros, para que ele possa ser acionado com mais facilidade pela população em casos de emergência. “Nós estamos até pensando em identificar o agente de mobilidade, com o capacete de uma cor diferente, para chamar a atenção, para mostrar que aquele agente tem essa capacitação. Que ele passou por esse treinamento. Não é somente os acidentes de trânsito, são também as questões cotidianas, do dia a dia”, explica.

O curso de primeiros socorros para agentes de trânsito de Campinas é ministrado pelo Corpo de Bombeiros. Vinícius Riverete agradeceu a corporação pelo empenho em criar uma rede de segurança, que busca o bem-estar da população. O presidente da Emdec disse ainda que outras ações desempenhadas pela parceria, estão em andamento na cidade, como a instalação do botão de emergência para a liberação dos semáforos. “Eu queria agradecer essa parceria com o Corpo de Bombeiros, que a gente tem feito. A questão do botão de emergência lá no Jardim do Lago. Agora nós vamos fazer também na Rua Ferreira Penteado. Cada segundo salva uma vida. Então, a ideia, além da integração com o Corpo de Bombeiros, que tem aumentado e é muito importante, é treinar as pessoas, dar esse curso de primeiros socorros, para os agentes de mobilidade da Emdec, para que a gente possa estar preparado para qualquer emergência”, afirmou.

O botão para atendimentos prioritários permite que, em caso de urgência, os bombeiros acionem um dispositivo para os semáforos liberarem o fluxo da Avenida Jamil Gadia rumo à Avenida das Amoreiras, garantindo o rápido acesso dos veículos da corporação à via.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.