Audiência discute o plano estadual de desenvolvimento urbano

Foto: Arquivo CBN

O Governo de São Paulo realizou uma Audiência Pública com representantes de sete cidades da região de Campinas, para discutir o Plano de desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da RMC. O encontro foi realizado por intermédio da Agência Metropolitana de Campinas, em parceria com a Unicamp. O plano é um instrumento legal de planejamento e gestão metropolitana e regional, definido pelo Estatuto da Metrópole.

Nele, são definidas as diretrizes e os meios necessários para orientar ações governamentais e da iniciativa privada em Regiões Metropolitanas, Aglomerações Urbanas e Microrregiões, buscando o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades regionais. O diretor executivo da Agemcamp, Benjamin Bill, disse que o plano vinha sendo debatido há alguns anos, mas que todo o processo parou com a chegada da pandemia.

Segundo ele, os envolvidos voltaram a discutir no ano passado e agora, finalmente, as coisas estão caminhando bem. Na verdade, essa discussão começou em 2018, não é fácil, porque é uma região metropolitana. As discussões têm que envolver a comunidade, a classe política, os trabalhadores e a sociedade. É necessário que se tenha atenção e a pandemia acabou atrasando isso por dois anos. Em 2021, nós iniciamos as discussões, para acontecer hoje, as nossas reuniões híbridas”, disse.

O diretor executivo da Agemcamp pontuou a importância das ações regionais. Para Benjamin Bill, os municípios ganham força para pleitear melhorias quando agem conjuntamente. A cada dia, o cidadão metropolitano precisa de projetos metropolitanos. Antes de você aprovar um novo empreendimento e trazer um novo distrito industrial, que ele possa olhar o plano integrado para que ele siga nessa direção e não prejudique também as cidades em volta”, afirmou.

As Audiências Públicas para debater o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado acontecerão nas cidades da região até nesta sexta-feira. Após a realização dos encontros, a expectativa é de que seja enviado, em forma de Projeto de Lei, para a apreciação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A Alesp já informou que a tramitação do plano na casa será em regime de urgeência, podendo ser votado em até 90 dias.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Trecho da Rua Conceição, no Cambuí, tem bloqueio neste domingo

Rota das Bandeiras vai fechar trevo de Betel para obras de marginais da Zeferino Vaz

pedal taquaral

Pedal Solidário no Taquaral neste domingo tem operação especial de trânsito

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.