Câmara, Defesa Civil, IMA e Bombeiros debatem prevenção de enchentes em Campinas

Av. Princesa D'Oeste - Campinas

A Comissão Especial de Estudos da Câmara Municipal de Campinas, que trata sobre o monitoramento de áreas que estão sujeitas a alagamentos, enchentes e inundações se reuniu com departamentos e entidades públicas que agem nesse tema. A ideia é aproximar esses órgãos, tornando o atendimento e as medidas preventivas mais eficientes, evitando prejuízos à população e preservando a vida das pessoas. Além dos representantes do legislativo municipal, participaram do encontro funcionários e agentes da defesa Civil, da Informática dos Municípios Associados e do Corpo de Bombeiros.

Para o presidente da comissão, vereador Paulo Bufalo, do PSOL, existem muitas possibilidade de ações preventivas que devem ser analisadas e implementadas no município. Outras, que já estão disponíveis, precisam ser mais divulgadas, como o SMS de alerta de temporais emitido pela defesa civil, segundo explicou o vereador. “Quero dizer que depois de ouvi-los aqui, já passarei a ser um incentivador, e vou pedir isso a comissão, de que as pessoas façam o cadastro através do SMS 40199, para receber informações da Defesa Civil, sobre as chuvas na região”, alertou.

O gerente de suprimentos da IMA, André Ferreira, disse que a integração é o melhor caminho para a solução e prevenção dos problemas e garante que a Informática pode ajudar muito neste processo. Ele afirma que pode desenvolver a tecnologia necessária para interligar todos os departamentos, dando agilidade no trabalho desenvolvido. “Nós podemos trabalhar, no sentido de criarmos essa comunicação, via aplicativo, via o desenvolvimento de uma parceria de forma eletrônica, usando os equipamentos que nós temos, usando novo. A gente possa interligar a defesa civil com a população, com os vereadores, com a câmara, de forma que com os programas que estão sendo implementados, que fique mais ágeis e que atuem de forma mais efetiva”, acredita.

A comissão da câmara entende que é necessário buscar alternativas, já que Campinas tem alguns pontos considerados críticos para alagamentos, inundações e enchentes. Entre eles, estão algumas áreas no Distrito de Sousas, no bairro Taquaral e nas Avenidas Princesa d’Oeste e Orosimbo Maia.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Notificações de veículos abandonados em vias públicas aumentam em Campinas em 2025

Feira do Empreendedor 2025 abre inscrições para pequenos negócios até 15 de setembro

Hospital da Criança será reaberto em Limeira após quatro anos fechado

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.