A Comissão Especial de Estudos da Câmara Municipal de Campinas, que trata sobre o monitoramento de áreas que estão sujeitas a alagamentos, enchentes e inundações se reuniu com departamentos e entidades públicas que agem nesse tema. A ideia é aproximar esses órgãos, tornando o atendimento e as medidas preventivas mais eficientes, evitando prejuízos à população e preservando a vida das pessoas. Além dos representantes do legislativo municipal, participaram do encontro funcionários e agentes da defesa Civil, da Informática dos Municípios Associados e do Corpo de Bombeiros.
Para o presidente da comissão, vereador Paulo Bufalo, do PSOL, existem muitas possibilidade de ações preventivas que devem ser analisadas e implementadas no município. Outras, que já estão disponíveis, precisam ser mais divulgadas, como o SMS de alerta de temporais emitido pela defesa civil, segundo explicou o vereador. “Quero dizer que depois de ouvi-los aqui, já passarei a ser um incentivador, e vou pedir isso a comissão, de que as pessoas façam o cadastro através do SMS 40199, para receber informações da Defesa Civil, sobre as chuvas na região”, alertou.
O gerente de suprimentos da IMA, André Ferreira, disse que a integração é o melhor caminho para a solução e prevenção dos problemas e garante que a Informática pode ajudar muito neste processo. Ele afirma que pode desenvolver a tecnologia necessária para interligar todos os departamentos, dando agilidade no trabalho desenvolvido. “Nós podemos trabalhar, no sentido de criarmos essa comunicação, via aplicativo, via o desenvolvimento de uma parceria de forma eletrônica, usando os equipamentos que nós temos, usando novo. A gente possa interligar a defesa civil com a população, com os vereadores, com a câmara, de forma que com os programas que estão sendo implementados, que fique mais ágeis e que atuem de forma mais efetiva”, acredita.
A comissão da câmara entende que é necessário buscar alternativas, já que Campinas tem alguns pontos considerados críticos para alagamentos, inundações e enchentes. Entre eles, estão algumas áreas no Distrito de Sousas, no bairro Taquaral e nas Avenidas Princesa d’Oeste e Orosimbo Maia.