Ouça ao vivo

Campinas elimina agendamento e vacinação será por demanda espontânea

Foto: Danilo Braga

A vacinação contra a covid-19 em Campinas passará a ser oferecida sem agendamento, a partir desta segunda-feira, 14, em todos os Centros de Saúde da cidade. Agora, a população será atendida por demanda espontânea e a vacina contra a doença entrará na rotina das unidades. O anúncio foi feito durante live nas redes sociais do prefeito Dário Saadi nesta quarta-feira, 09, quando o chefe do executivo desobrigou o uso de máscaras em ambientes externos.

Há alguns dias, a secretaria de saúde vinha testando o modelo de oferta de vacinas, que apresentou bom resultados. Como a maioria absoluta da população já recebeu as duas doses, ou dose única e os esforços se concentram agora na dose de reforço e na imunização de crianças com idade entre cinco e 11 anos, a procura diminuiu. Com isso, as unidades de saúde retomaram uma certa normalidade, podendo inserir as doses contra a covid-19 na rotina das vacinas que são disponibilizadas na rede pública de saúde.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, Andrea Von Zuben, a experiência de algumas unidades que atenderam a população sem agendamento foi muito positiva. Para ela, não houve nenhum registro de fila, aglomeração ou tumulto, o que deu margem para oferecer o atendimento por demanda espontânea em toda a cidade. “Passaremos a colocar as vacinas nas salas de vacinas. Passaremos a atender por demanda espontânea. Então, acho que isso é uma grande mudança. A gente fez um piloto durante essa semana, algumas unidades ficaram com o agendamento e outras sem. Vimos que é completamente possível fazer sem agendamento. Não gerou aglomeração e nem gerou tumulto”, afirma.

A notícia agradou a população da cidade. Para Elisa Savóia Sanches, a vida do cidadão ficou mais fácil, já que poderá se vacinar mais rápido e quando quiser. “Eu acho que facilita para alguns. Porque aí as pessoas vêm (ao posto de saúde) e já toma. Eu acho que facilita sem agendar”, disse. Os agendamentos já realizados estão mantidos. Quem quiser tomar a vacina com horário marcado, ainda nesta semana, pode agendar enquanto houver vaga disponível. Para isso, basta acessar o site vacina.campinas.sp.gov.br.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.