Campinas inicia a aplicação da quarta dose em pessoas com 80 anos ou mais

Divulgação / Prefeitura de Valinhos

Campinas começou a aplicar a quarta dose da vacina contra a covid-19 nos idosos com 80 anos ou mais nesta segunda-feira (21). São quase 27 mil idosos aptos a receberem a chamada segunda dose adicional, e para isso, basta ter tomado a terceira dose há pelo menos quatro meses.

Até o final de março a vacinação ocorre sem a necessidade de agendamento em 64 Centros de Saúde da cidade. A vacinação sem agendamento vale para todos os públicos, ou seja, crianças, adolescentes e adultos, para qualquer uma das doses, seja a primeira, segunda, terceira ou quarta. A segunda dose de reforço para idosos com 80 anos ou mais foi anunciada pelo Governo do Estado na semana passada, por recomendação do Comitê Científico da Covid no Estado.

O Comitê levou em consideração o alto índice de mortalidade entre os idosos desta faixa etária durante a circulação da variante Ômicron, que foi superior aos óbitos ocorridos nos dois outros picos da pandemia em 2020 e 2021. O Secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon, exaltou a decisão. “Analisando os dados do que aconteceu neste ano é muito claro que as pessoas idosas com comorbidades foram um grupo importante de gravidade com a Ômicron, então essa medida do governo ela é muito feliz”

Em relação à uma eventual preocupação com uma menor efetividade da Coronavac neste público, o secretário buscou tranquilizar. “Provavelmente serão alternados, quem recebeu Coronavac será um outro tipo de vacina, então isso daí não procede, nós não daremos a quarta dose da Coronavac”. Em todo o estado são 900 mil moradores com 80 anos ou mais aptos ao recebimento da quarta dose.

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Duas lojas de peças usadas de motos são interditadas em Campinas

CIATox descarta 3 amostras de pacientes com suspeita de intoxicação por metanol em Campinas

Semana de negócios e empreendedorismo reúne mercado com foco em tecnologia e digital

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.