Campinas começou a aplicar a quarta dose da vacina contra a covid-19 nos idosos com 80 anos ou mais nesta segunda-feira (21). São quase 27 mil idosos aptos a receberem a chamada segunda dose adicional, e para isso, basta ter tomado a terceira dose há pelo menos quatro meses.
Até o final de março a vacinação ocorre sem a necessidade de agendamento em 64 Centros de Saúde da cidade. A vacinação sem agendamento vale para todos os públicos, ou seja, crianças, adolescentes e adultos, para qualquer uma das doses, seja a primeira, segunda, terceira ou quarta. A segunda dose de reforço para idosos com 80 anos ou mais foi anunciada pelo Governo do Estado na semana passada, por recomendação do Comitê Científico da Covid no Estado.
O Comitê levou em consideração o alto índice de mortalidade entre os idosos desta faixa etária durante a circulação da variante Ômicron, que foi superior aos óbitos ocorridos nos dois outros picos da pandemia em 2020 e 2021. O Secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon, exaltou a decisão. “Analisando os dados do que aconteceu neste ano é muito claro que as pessoas idosas com comorbidades foram um grupo importante de gravidade com a Ômicron, então essa medida do governo ela é muito feliz”
Em relação à uma eventual preocupação com uma menor efetividade da Coronavac neste público, o secretário buscou tranquilizar. “Provavelmente serão alternados, quem recebeu Coronavac será um outro tipo de vacina, então isso daí não procede, nós não daremos a quarta dose da Coronavac”. Em todo o estado são 900 mil moradores com 80 anos ou mais aptos ao recebimento da quarta dose.