O governo do Estado de São Paulo deve anunciar na coletiva de imprensa no começo da tarde de hoje a flexibilização do uso de máscaras.
A medida, que prevê a liberação da proteção facial nas ruas e ambientes ao ar livre, incluindo áreas externas de bares e restaurantes, foi avaliada como segura pelo Comitê de Contingenciamento do Estado, que esteve reunido ontem na capital e deliberou pela liberação.
Ainda não há definição, porém, existe a dúvida se a flexibilização valerá também para áreas abertas em escolas, que retornaram recentemente às aulas 100% presenciais. Na semana passada, o Secretário da Educação, Rossieli Soares, chegou a dizer que a liberação nas escolas seria ainda prematura.
Atualmente, o uso obrigatório do item de prevenção à covid é determinado por decreto estadual, em vigor até 31 de março.
Em Campinas, a Secretaria de Saúde informou que vai aguardar o posicionamento do Comitê Científico do Estado sobre o assunto e que vai esperar a mudança do decreto do Estado. Nesta quinta-feira, via Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia do coronavírus, é quando será tomada a decisão para a cidade.