Mais um ano se passou e o número de veículos roubados segue alto na região. De acordo com informações da Ituran Brasil, com base nos dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, 3.787 veículos foram furtados ou roubados em 2021, em Campinas.
De acordo com o advogado e especialista em segurança pública, Ruyrillo Magalhães, vários fatores facilitam o aumento da criminalidade, principalmente em cidades grandes. “Nós podemos perceber que, primeiro, são carros mais simples que são objetos desses furtos, normalmente por irem para desmanches. Os carros são furtados mais no período noturno, encaminhando para a manhã, pois é a hora que a pessoa percebe que o carro foi realmente furtado. Nos locais que você observar, é mais na área central, Jardim do Trevo e no Cambuí.”
O índice aponta que esse tipo de crime ocorre a cada duas horas no município e afeta diretamente no valor pago à seguradora.
Para o especialista, existem medidas que a população pode fazer para evitar estas dores de cabeça. “Essas medidas que eles devem tomar, ao meu ver, não parar o veículo em qualquer lugar. Se parar, tentar encontrar alguém conhecido na região que você vai deixar o carro. Agora, se for pernoitar a noite toda, então, é melhor colocar no estacionamento, já que fica muito mais barato do que ter o veículo perdido. A gente sabe que é duro pagar o estacionamento, mas o bem custa muito mais.”
Segundo os dados, que excluem casos envolvendo motocicletas, o mês que concentrou o maior número de furtos foi agosto, com 259 ocorrências, média de oito por dia. Em seguida, vem março, com 251 ocorrências, e fevereiro e julho, ambos com 237 cada.