Ministro do Trabalho faz apresentação sobre programa em Campinas

Foto: Guilherme Pierangeli

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, esteve em Campinas nesta sexta-feira (11), onde participou do evento de apresentação do Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário. O evento contou com a presença de vários prefeitos da região, como o prefeito de Jaguariúna e Presidente do Conselho da Região Metropolitana de Campinas, Gustavo Reis, que destacou a importância do programa para a região. “É importante para que a gente possa gerar novos empregos e dar oportunidade para as pessoas que estão no mercado informal fazer um curso de qualificação e desempenhar novas funções nas prefeituras das cidades da Região Metropolitana de Campinas”.

Quem também destacou o programa foi o prefeito de Campinas, Dario Saadi, que também exaltou o programa. “Do nosso ponto de vista é um programa que é importante para todos municípios do interior do estado de São Paulo conhecerem, para ver se vão adotar ou não”.

O programa do Governo Federal é realizado em parceria com os municípios, e busca amenizar os impactos sociais no mercado de trabalho causados pela pandemia, conforme explica o Ministro Onyx Lorenzoni. “Nós precisamos criar uma ‘rampa’ de Ascenção social entre os informais e o mundo da formalidade, para isso as prefeituras são parceiras importantíssimas, que conhecem suas populações mais carentes e através do programa as pessoas se oferecem para trabalhar, a prefeitura estabelece em que áreas do município elas vão trabalhar em meio turno, e no turno contrário fazem, no mínimo, um curso de qualificação por semestre”.

O programa consiste no oferecimento de bolsas pelas prefeituras para jovens entre 18 e 29 anos, e pessoas acima de 50 anos. As contratações se dão em regime de meio turno, pagando uma bolsa de meio salário-mínimo, com a condição de que no outro turno a pessoa realize algum curso de qualificação. O programa terá duração até 31 de dezembro de 2022.

O ministro falou ainda sobre a geração de empregos no país. Ele ressaltou os números positivos registrados pelo Caged em 2021, e acredita que, mesmo com o impacto da guerra da Ucrânia na economia, o saldo de empregos no país será positivo em 2022. “O conflito deve trazer uma série de dificuldades, principalmente para a Europa, e a gente via ter uma maior demanda, eu acredito que tanto o comércio quanto a indústria agora com a redução de 1/4 do IPI, todas essas coisas somadas, nós vamos chegar a 1,5 milhão a 2 milhões de empregos gerados em 2022”.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Bandidos roubam caminhonete em concessionária de Piracicaba mas acabam presos na Rod. dos Bandeirantes 

Câmara de Campinas discute criação de programa para tratar distúrbios respiratórios do sono

Foragido da justiça é morto durante troca de tiros em Campinas 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.