A música Carinhoso, um exemplo de superação !

Composta por Pixinguinha entre 1916 e 17 a musica instrumental Carinhoso ficou repousando na partitura por anos,  e só foi gravada  pelo maestro no final dos anos 20.  Segundo informações de historiadores existem 03 registros instrumentais que não tiveram grande repercussão.

Mas a partir de 1936 a história começa a mudar quando Heloísa Helena uma conhecida cantora solicita  a Braguinha uma música inédita para uma apresentação no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Com isso o nosso João de Barro pede  autorização à Pixinguinha para colocar uma letra em seu arranjo instrumental.

A versão de  Carinhoso com letra agradou muito o público, mas não  os grandes cantores e assim o jovem Orlando Silva em 1937, aceitou gravar Carinhoso e com isso  a partir de então,  o  Cantor das Multidões , edificou   esse clássico  que já teve  mais de 410 versões aqui no Brasil e no exterior.

Confira esta edição

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Apresentação

Robson Santos

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Marcelo Elói

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Produções nacionais e de terror dominam semana do Halloween

Orquestra de Indaiatuba apresenta concerto com maestro alemão e solista brasileiro

Campinas recebe montagem inédita de Ópera do Malandro com elenco local

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Produções nacionais e de terror dominam semana do Halloween

A semana de Halloween está recheada de lançamentos nas telonas, principalmente de filmes brasileiros, produções de terror ou até os dois juntos.  

Em destaque, o primeiro papel de Selton Mello após viver o deputado Rubens Paiva no vencedor do Oscar, Ainda Estou Aqui. Ele agora vive Edgar Wilson, um removedor de animais mortos, em Enterre Seus Mortos.

História do quadrinista Maurício de Sousa é retratada em filme

Um ídolo das crianças de todas as idades tem a história contada em forma de filme. A grande estreia da semana nos cinemas é Mauricio de Sousa: O Filme, retrata a vida do pai da Turma da Mônica, como ele criou os personagens mais famosos, a jornada de Mauricio desde a infância, passando pela descoberta e paixão pelos quadrinhos, até a invenção de uma carreira considerada impossível na época e as aventuras para se sustentar e alcançar o sucesso profissional. O filme é protagonizado por Mauro Sousa, filho do artista. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.