Faltam cerca de 2 meses para a entrega das obras do BRT de Campinas, segundo previsão da própria prefeitura. Porém, muitas coisas ainda não foram feitas. Entre os os pontos mais problemáticos, estão a transposição da Av. Transamazônica com a Avenida John Boyd Dunlop, a situação no Terminal Ouro Verde e a remodelação da Avenida John Boyd Dunlop na altura da Rodovia dos Bandeirantes.
Neste último trecho, que fica no corredor Campo Grande, era para ser construída uma segunda ponte sobre a Rodovia, e o trecho em frente ao Shopping Parque das Bandeiras já deveria estar com as faixas do BRT. Leandro Silveira conta estar enfrentando congestionamentos diariamente, que chegam a duas horas de perda de tempo no trânsito.
Já, no corredor Ouro Verde, na Avenida Camucim, na altura do Jardim Marajó, era pra ter uma ponte sobre a linha férrea, pois a antiga estava caindo, mas, o comerciante, João Carlos, relata quase não ver trabalhadores no local. Essa é uma das obras que deveria ter sido retomada quando o Consórcio BRT, responsável pelo trecho, foi multado em R$ 10 milhões, mas a multa foi suspensa pela prefeitura porque a empresa retomou as obras ainda no prazo de recurso.
No Terminal Ouro Verde, na Avenida Ruy Rodrigues, a imagem é de abandono. Quando o Consórcio BRT retomou as obras, a prefeitura dizia que a obra da nova plataforma na Avenida Ruy Rodrigues, estava 20% concluída e aparentemente continua do mesmo jeito. A gestão das obras do BRT está à cargo da Secretaria de Infraestrutura.
De acordo com Carlos José Barreiro, Secretário da pasta, os prazos de conclusão têm sofrido alteração por causa de problemas burocráticos nas aprovações e tramitações dos projetos, que se agravaram por causa da pandemia. Além disso, Barreiro cita a necessidade de mudanças em projetos que tiveram que ser negociados com a Artesp, como por exemplo, a obras do viaduto sobre a Rodovia dos Bandeirantes. No entanto, ele afirma serem problemas pontuais que estão sendo resolvidos, o que garante segurança para afirmar que o término previsto para 30 de junho deste ano desta vez ocorra.
A Emdec afirmou que nos últimos anos, a Avenida John Boyd Dunlop recebeu várias obras de infraestrutura viária, dentro do contexto da implantação do Corredor BRT, com vários problemas de gargalos no trânsito solucionados. Como exemplo, a passagem sob a linha férrea no Jardim Florence, que antes eram duas pistas, uma em cada sentido; e, agora, são dez pistas de rolamento. Ainda há casos pontuais, como os citados, que irão sofrer intervenções viárias, também dentro das obras do BRT.