O Secretário Municipal de Saúde de Campinas, Lair Zambon, acredita que a cidade está entrando em uma fase de quase normalidade em relação à pandemia. A declaração foi dada em entrevista à CBN Campinas nesta quinta-feira (7). “Eu creio que sim, acho que estamos em uma fase bem mais tranquila, tanto é que estamos pensando em desativar o Hospital Metropolitano adulto para transformar na reforma para criança, mas acho que estamos em uma quase normalidade, e o grande divisor de águas para isso foi a vacinação”.
Segundo Zambon, a melhora nos índices de internação de adultos pela covid-19 leva a esta avaliação, e isso foi viabilizado graças a vacina. “Faz um ano que nós tivemos nosso maior aperto, eu me lembro exatamente essa época, nós tínhamos mais de 230 pessoas fora de leito, felizmente depois de um ano nós estamos, do ponto de vista de adulto, em uma fase bem mais tranquila, com poucos pacientes internados em UTI”.
O secretário, porém, destaca o crescente número de crianças com problemas respiratórios, e se disse preocupado com a baixa cobertura vacinal nas crianças contra a covid, e também contra outras doenças. “A partir de novembro começamos a ter um aumento de pediatria de síndromes respiratórias, não necessariamente covid, muitos casos vírus sincicial respiratório, ou seja, muitas crianças abaixo de dois anos, no começo de janeiro e fevereiro tivemos um desprendimento da curva que nos deixou muito assustados, e inclusive foi o motivo pelo qual mantivemos as máscaras em crianças nas escolas, e neste momento estamos com um problema em relação à pediatria”.
Campinas atualmente vive uma situação complicada em relação à ocupação de leitos infantis, especialmente na rede pública. Por isso, segundo o secretário, a pasta tem trabalhado para tirar do papel o hospital pediátrico “Mário Gattinho”, uma das principais propostas de campanha do atual prefeito, Dário Saadi (Republicanos), e que funcionará onde hoje há o Hospital Mário Gatti Amoreiras, que atende exclusivamente adultos com doenças respiratórias, como a covid-19. “Bom ele vai se tornar realidade, sem dúvida nenhuma, está em nosso programa de governo, o Metropolitano ainda está ocupado por covid adulto, e nesta semana, ou no máximo na semana que vem nós teremos o hospital vazio para começar a transformá-lo em um hospital pediátrico, pois Campinas está mais do que na hora de ter um hospital somente de pediatria”.
O secretário afirmou ainda que, agora, com a melhora na situação da pandemia, a pasta poderá focar em outras ações pendentes, como a reorganização da secretaria, com foco no ensino, reestruturação do almoxarifado, melhorias em Centros de Saúde, entre outras ações.