Ouça ao vivo

Em colapso, Campinas pede ajuda do Estado para instalar UTI neonatal

Foto: Arquivo/CBN Campinas

Campinas atingiu 100% de ocupação das vagas de UTI neonatal na rede municipal. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde entrou em contato com o Governo do Estado para solicitar a implantação de novas vagas com o objetivo de atender a cidade e a região.

A instalação dos leitos neonatais é mais complexa, por exemplo, que os de UTI pediátrica, que têm ocupação acima de 90 % por causa dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, incluindo a covid-19.

A diretora do Departamento de Gestão e Desenvolvimento Organizacional de Campinas, Erika Guimarães, explica que a superlotação nesta época do ano já é esperada por causa do outono, já que a mudança de temperatura aumenta os casos de doenças respiratórias. “São dois fatores: temos um número excessivo de casos de parto prematuro e já estamos entrando na sazonalidade, com síndrome respiratória”, afirma.

Segundo o presidente da Maternidade de Campinas, Marcos Miele, a situação atual dos leitos neonatais na cidade já é de colapso por causa da superlotação e da reforma do setor no Caism, da Unicamp, que atende ao SUS estadual. “Tanto a Maternidade quanto a PUC estão lotadas e o Estado encaminha vaga zero. A situação é crítica”, diz.

Os hospitais de Campinas têm feito adaptações nos leitos para receber casos urgentes de UTI neonatal. A recomendação dos médicos é de que as mães não deixem de fazer os exames de pré-natal, que podem detectar necessidade de tratamento antes mesmo do parto.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.