Ao contrário de muitos políticos que abriram mão de mandatos da Câmara ou Assembleia para assumirem prefeituras, o ex-prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes Júnior, do União Brasil, renunciou ao cargo para o qual foi eleito em 2020 para se lançar candidato a Deputado Federal este ano.
Bernardes afirma que resolveu deixar o Executivo durante o quinto mandato dele para que o Circuito das Águas possa ter um representante em Brasília. Segundo ele, não houve oposição da população local.
Hamilton Bernardes Júnior foi secretário de Finanças em Campinas durante o governo de Jonas Donizette, do PSB, que também deve concorrer a uma vaga de Deputado Federal. O ex-prefeito de Pedreira pensa que não haverá disputa entre eles por se candidatarem em regiões diferentes do Estado, mesmo com a cidade fazendo parte da RMC.
Com a renúncia de Bernardes, o vice eleito Vinicius Polidoro, do PTB, assume a Prefeitura de Pedreira. O partido do ex-prefeito, União Brasil, deve apoiar Rodrigo Garcia, do PSDB, na eleição para o Governo do Estado e ainda não foi definida a coligação para a Presidência da República.