Morre professor da Unicamp, um dos fundadores da Internet no Brasil

Imagem: RNP/MCTI

Será velado e sepultado, na manhã desta sexta-feira, o engenheiro da computação e professor da Unicamp Eduardo Tadao Takahashi, um dos responsáveis pelo planejamento e implantação da internet no Brasil. 

Takahashi morreu na última quarta-feira, aos 71 anos, por complicações cardíacas, em Campinas, cidade onde vivia.

O velório de Takahashi acontece na manhã desta sexta-feira, das 9h às 11h, no cemitério Parque Nossa Senhora da Conceição, em Campinas. 

Ele foi eleito para o Hall da Fama da Internet, da Internet Society, pela contribuição fundamental ao desenvolvimento da internet.

Em 1989, o professor fundou a Rede Nacional de Pesquisas do Brasil, vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Rede foi responsável pela coordenação com outras redes acadêmicas que formaram a base para a fundação da internet brasileira.

Takahashi ajudou a moldar políticas públicas sobre iniciativas de Tecnologia da Informação e Comunicação das Nações Unidas, Comissão Europeia e Fórum Econômico Mundial, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. 

Participou da concepção das linhas gerais do Comitê Gestor da Internet no Brasil e integrou o conselho desse comitê de 1995 a 1998, sendo novamente nomeado entre 1999 e 2003.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Prefeitura conclui instalação de boxes provisórios no Mercado Municipal de Piracicaba

Polícia investiga morte de funcionário atropelado por bondinho em Holambra

Motociclista morre após acidente com fuga de veículos na Rodovia dos Bandeirantes 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.