Será velado e sepultado, na manhã desta sexta-feira, o engenheiro da computação e professor da Unicamp Eduardo Tadao Takahashi, um dos responsáveis pelo planejamento e implantação da internet no Brasil.
Takahashi morreu na última quarta-feira, aos 71 anos, por complicações cardíacas, em Campinas, cidade onde vivia.
O velório de Takahashi acontece na manhã desta sexta-feira, das 9h às 11h, no cemitério Parque Nossa Senhora da Conceição, em Campinas.
Ele foi eleito para o Hall da Fama da Internet, da Internet Society, pela contribuição fundamental ao desenvolvimento da internet.
Em 1989, o professor fundou a Rede Nacional de Pesquisas do Brasil, vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Rede foi responsável pela coordenação com outras redes acadêmicas que formaram a base para a fundação da internet brasileira.
Takahashi ajudou a moldar políticas públicas sobre iniciativas de Tecnologia da Informação e Comunicação das Nações Unidas, Comissão Europeia e Fórum Econômico Mundial, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.
Participou da concepção das linhas gerais do Comitê Gestor da Internet no Brasil e integrou o conselho desse comitê de 1995 a 1998, sendo novamente nomeado entre 1999 e 2003.