Ouça ao vivo

Mortes decorrentes do trabalho aumentam 42% em Campinas

Foto: Banco de imagens/Pixabay

Dados do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho mostram que nas principais cidades do interior paulista foi possível observar um crescimento no número de emissões de Comunicações de Acidente de Trabalho, entre os anos de 2020 e 2021. 

Em Campinas, o crescimento foi de 17,7%, totalizando 4.539 acidentes registrados em 2021. O número de mortes decorrentes do trabalho também aumentou 42,8% em relação a 2020, com 20 acidentes fatais. Para a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Luana Vieira, estes números refletem o impacto da pandemia do covid-19 nas relações de trabalho.

Além disso, Luana aponta que cabe ao poder público e aos empregadores, a tarefa de não deixar os números de acidentes de trabalho aumentarem e, mais do que isso, prevenir para que não ocorram.

A Procuradora ressaltou que, além do fator social e de saúde pública, são os cofres públicos que arcam com as despesas deste tipo de situação, e também sobre o papel de consciência da empresa contratante de que esse tipo de violação gera, em muitos casos, além da cobertura previdenciária, a responsabilização trabalhista do empregador que descumpriu essas normas, ocasionando o acidente.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.