Unicamp e Comgás iniciam parceria que reduzirá emissões em 10% no campus

Foto: Guilherme Pierangeli

A Unicamp iniciou nesta terça-feira (26) uma parceria com Comgás que promete reduzir em 10% as emissões de gases de efeito estufa associadas ao funcionamento da Universidade. Com a mudança, seis áreas do campus de Campinas passam a utilizar gás natural encanado, e deixam de utilizar óleo diesel e GLP, o Gás Liquefeito de Petróleo, que é armazenado em botijões.

Três áreas já estão utilizando o gás encanado: as Faculdades de Engenharia de Alimentos (FEA) e de Educação Física, e o Restaurante Universitário (RU). O restaurante da Saturnino (RS), o Hospital de Clínicas (HC) e o Caism ainda ainda precisam concluir adaptações internas para que sejam conectados à rede de gás.

O diretor Institucional da Comgás, Adriano Zerbini, explica como se dará a redução na emissão de gases poluentes. “O gás natural emite menos gases que efeito estufa que o diesel e o GLP, que é o gás de botijão, ao substitui-los na cocção e no aquecimento de água o campus como um todo vai reduzir em 10% as emissões diretas de gases de efeito estufa”. E essa redução poderá ser ainda maior, caso mais áreas da universidade passem a utilizar o gás natural. “Existe um potencial de redução ainda maior na medida em que o gás natural for deslocando em outros equipamentos, em outras áreas do campus, esses combustíveis mais poluentes”, complementa Zerbini.

O Reitor da Unicamp, Antônio José de Almeida Meirelles, o Tom Zé, espera que o gás chegue a outras áreas do Campus, e afirmou que as universidades também precisam adotar ações sustentáveis na prática. “O nosso objetivo é que isso vá se expandindo também para outras unidades da Unicamp, é importante dizer que as instituições acadêmicas estão sendo avaliados também no que se refere à terem uma política interna de sustentabilidade, e não só pra contribuírem para pesquisas”.

A parceria foi estabelecida em dezembro de 2020, e nela foi definido que a Comgás levaria a rede de gás natural até o interior do campus. Até então a rede terminava cerca de um quilômetro distante da entrada da Unicamp. O investimento da Comgás na expansão da rede foi de R$ 6 milhões. As obras foram executadas nos meses de agosto e setembro de 2021. Para a Universidade, o custo total das adaptações realizadas nas unidades foi de aproximadamente R$ 150 mil.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Motociclista morre após acidente com fuga de veículos na Rodovia dos Bandeirantes 

Indaiatuba avalia saúde de árvores em três regiões da cidade

Maternidade de Campinas celebra 112 anos de dedicação à saúde materno-infantil

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.