Unicamp vai cooperar com o Plano Municipal da Primeira Infância Campineira (PIC)

Foto: Adriano Rosa/PMC

 

As políticas públicas voltadas para crianças de zero a seis anos devem ser aprimoradas com a criação do Observatório em Primeira Infância, resultado da cooperação entre a Unicamp e a Prefeitura de Campinas.

A partir deste mês, o Observatório vai coletar indicadores sociais, econômicos, epidemiológicos e demográficos da cidade. 

Com essas informações, o comitê que acompanha o PIC, Plano Municipal da Primeira Infância Campineira, vai planejar e aplicar políticas públicas para promover o desenvolvimento das crianças de zero a seis anos.

De acordo com o reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida, o primeiro objetivo do Observatório é desenvolver a metodologia que será usada para coletar os dados de uma cidade tão desigual quanto Campinas.

“Uma coisa é você pegar dados do IBGE, da PNAD, e fazer isso no geral. O que nós estamos propondo aqui é uma coisa que é localizada numa realidade específica que tem diversidade. As situações podem ser muito diferentes e isso vai permitir à Prefeitura ter uma ação que diminua essas diferenças. Sei lá, em uma área é mais importante saúde, na outra é mais importante esporte, na outra educação…”

O coordenador do PIC, Thiago Ferrari, acredita que os dados levantados pelo Observatório vão contribuir para o desenvolvimento de projetos desenvolvidos por todas as secretarias da Prefeitura de Campinas.

“Investir na primeira infância muitas vezes a gente fica deixando para um segundo plano porque existem no dia a dia da Prefeitura ações mais agudas, mas no momento que a gente assume aqui a coordenação desse plano e a Unicamp vem com a expertise dela nos dar fundamentos para que a gente possa mostrar para as demais secretarias a importância de a gente estar desenvolvendo políticas públicas e de estar investindo na infância”

Os trabalhos do Observatório em Primeira Infância vão ser realizados pelo NEEP, Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) da Unicamp.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.