As políticas públicas voltadas para crianças de zero a seis anos devem ser aprimoradas com a criação do Observatório em Primeira Infância, resultado da cooperação entre a Unicamp e a Prefeitura de Campinas.
A partir deste mês, o Observatório vai coletar indicadores sociais, econômicos, epidemiológicos e demográficos da cidade.
Com essas informações, o comitê que acompanha o PIC, Plano Municipal da Primeira Infância Campineira, vai planejar e aplicar políticas públicas para promover o desenvolvimento das crianças de zero a seis anos.
De acordo com o reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida, o primeiro objetivo do Observatório é desenvolver a metodologia que será usada para coletar os dados de uma cidade tão desigual quanto Campinas.
“Uma coisa é você pegar dados do IBGE, da PNAD, e fazer isso no geral. O que nós estamos propondo aqui é uma coisa que é localizada numa realidade específica que tem diversidade. As situações podem ser muito diferentes e isso vai permitir à Prefeitura ter uma ação que diminua essas diferenças. Sei lá, em uma área é mais importante saúde, na outra é mais importante esporte, na outra educação…”
O coordenador do PIC, Thiago Ferrari, acredita que os dados levantados pelo Observatório vão contribuir para o desenvolvimento de projetos desenvolvidos por todas as secretarias da Prefeitura de Campinas.
“Investir na primeira infância muitas vezes a gente fica deixando para um segundo plano porque existem no dia a dia da Prefeitura ações mais agudas, mas no momento que a gente assume aqui a coordenação desse plano e a Unicamp vem com a expertise dela nos dar fundamentos para que a gente possa mostrar para as demais secretarias a importância de a gente estar desenvolvendo políticas públicas e de estar investindo na infância”
Os trabalhos do Observatório em Primeira Infância vão ser realizados pelo NEEP, Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) da Unicamp.