Ação educativa em Campinas faz alerta sobre os pontos cegos no trânsito

Foto: Valéria Hein

Uma ação educativa na manhã desta quinta-feira, que integra o calendário oficial do Maio Amarelo em Campinas, trocou de posição motoristas de ônibus com ciclistas e motociclistas. A simulação ocorreu na garagem da VB3, na Rodovia Dom Pedro I, onde foi montado um circuito, com marcação de solo e instalação de uma moto e de uma bicicleta que foram ocupadas por motoristas de ônibus.

Ao lado destes voluntários, dois ônibus, um articulado e um padrão passavam numa velocidade de 40 km/h para que os motoristas pudessem ter a sensação de ciclistas ou motociclistas nesta situação. A dinâmica, organizada pela Emdec e a CCR AutoBan teve como principal objetivo alertar sobre o ponto cego, um dos principais fatores de risco para acidentes.

De acordo com o Diretor de Planejamento e Projetos da Emdec, Wilson Folgosi de Brito, o ônibus chega a ter seis pontos cegos. “O código de trânsito brasileiro atribui ao veículo maior a responsabilidade de cuidar do menor, mas ciclistas e motociclistas também precisam ficar atentos para não se envolverem em acidentes”.

Foi realizada uma adesivação simbólica num ônibus articulado, sinalizando os pontos cegos, para que os veículos menores evitem se posicionar nestes pontos e no decorrer do Maio Amarelo serão programadas as adesivações de todos os ônibus articulados, das diversas empresas de transporte público. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Guarda Municipal prende dois homens com drogas em terminal

Dois homens, de 22 e 18 anos, foram detidos pela Guarda Municipal por tráfico de drogas dentro do Terminal Central de Campinas nesta quarta-feira. Com a dupla, foram encontradas 15 porções de cocaína, 41 de maconha, 4 de crack, R$ 200, três aparelhos de telefone celular, tesouras e papel para embalagem dos entorpecentes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.