Ouça ao vivo

Aumento nas colisões contra postes na região de Campinas preocupa CPFL

Foto: Valéria Hein

O número de acidentes envolvendo colisões contra postes teve um grande aumento na Região de Campinas. Em Americana e Sumaré, por exemplo, houve um crescimento de 50% no primeiro quadrimestre do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em Campinas, que registrou esse tipo de ocorrência no último fim de semana, a elevação foi de 14%, de acordo com um levantamento divulgado pela CPFL Paulista.

No dia 15, domingo, um motorista perdeu o controle do veículo em que estava e bateu em um poste de energia, na Avenida John Boyd Dunlop. Ele não teve ferimentos, mas a batida causou a inclinação do poste de energia até a rua. Entre os problemas causados pelas colisões estão a interrupção no fornecimento de energia, reparos e substituição de poste, reconstrução de rede de distribuição e restabelecimento da energia. 

De acordo com Juliano Campos, consultor de negócios da CPFL Paulista, muitas vezes as equipes de campo precisam também aguardar a realização da perícia policial para poder iniciar o trabalho de manutenção.Mas, quem paga essa conta? A responsabilidade é da pessoa que causou o acidente. “Há um departamento específico para avaliar as ocorrências e cada caso é analisado individualmente, explica Juliano.

Só em Campinas, foram 79 batidas em postes de janeiro a abril deste ano. No ano passado foram 69 neste mesmo período. Outro alerta de Juliano Campos é sobre o perigo de choque elétrico. “A orientação é para que a pessoa envolvida neste tipo de acidente permaneça no carro, evitando o contato com os cabos soltos pela colisão”. Além de Campinas, Americana e Sumaré, os acidentes envolvendo colisões contra postes cresceram também em Santa Bárbara d’Oeste, com uma alta de 27%, passando de 11 para 14 ocorrências.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.