Campinas: defasagem em matemática atinge 40% dos alunos

Arquivo CBN

Alunos do ensino fundamental de Campinas vão precisar de ao menos três anos de estudo para recuperar o conteúdo que não foi aprendido durante as aulas remotas. 

De acordo com a Secretaria de Educação, 40% dos estudantes de 6º e 7º anos estão com defasagem em conceitos de matemática e 15% dos alunos de 4º e 5º anos não estão com a alfabetização consolidada.

 Os dados foram obtidos por meio de uma avaliação realizada em novembro do ano passado com 19 mil estudantes das 45 escolas de ensino fundamental.

Para tentar atenuar o problema, a Secretaria de Educação divulgou nesta quinta-feira (19) um plano de reorganização curricular geral.

Os profissionais das escolas também elaboraram documentos para atender as necessidades específicas dos alunos de cada unidade.

De acordo com o diretor do Departamento Pedagógico, Luiz Roberto Marighetti, os planos vão ser atualizados ao longo do tempo. 

“Nós estamos em uma fase inicial. Esses planos, durante esses três anos, vão ser revisitados, reorganizados, e realinhados. Os alunos vão precisar passar por vários momentos de avaliação diagnóstica a gente checar a eficiência para a gente ir monitorando e fazendo as adequações desse plano.” 

Batizado de “SuperAção”, o documento divulgado pela Prefeitura de Campinas prevê estratégias como contratação de 600 estagiários e de 35 psicólogos, incremento de internet e impressoras 3D e formação para uso de projetores, além de ampliação da Rede de Acolhimento de Crianças e Adolescentes vítimas de violência e ações de combate ao bullying.

De acordo com a Secretaria de Educação, um plano semelhante vai ser construído para adequar as atividades das escolas de ensino infantil.

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