Campinas inicia vacinação contra gripe e sarampo em escolas

Crianças entre seis meses e menores de cinco anos que estão matriculadas na Educação Infantil da Prefeitura de Campinas vão ser vacinadas contra a gripe e o sarampo nas unidades educacionais.

 De acordo com a articuladora do Programa Municipal de Imunização, Chaúla Vizelli, a meta da campanha é vacinar 95% do público-alvo contra o sarampo e 90% contra o vírus influenza.

Atualmente, apenas 21% das crianças entre seis meses e menores de cinco anos receberam a vacina contra o sarampo e 24% delas estão imunizadas contra a gripe.

Chaúla reforça a importância da imunização para evitar casos graves dessas doenças.

“A Vacinação é extremamente importante para prevenir os casos de internação, casos graves e óbitos. E ela é inversamente proporcional ao número de casos. Sarampo, por exemplo, que era uma doença erradicada no Brasil e com a baixa cobertura vacinal nos últimos anos, o vírus foi reintroduzido. Então a gente precisa manter essas taxas elevadas e com uma homogeneidade em todo território para que não aconteçam esses casos.”

A arte-educadora Débora Jesus é mãe de um menino de dois anos e meio. 

Ela afirma que está preocupada com as notícias sobre internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e autorizou a vacinação do filho para protegê-lo.

“Ainda mais que é um bebê, ele já está na fase de pegar um monte de doença nova. Se tiver a oportunidade de vacinar e prevenir pelo menos um pouco dessas doenças que vão vir, ainda mais essa agora que estão falando que a coisa está feia, né? Então, ainda bem que tem a vacina.”

A vacinação nas escolas teve início nesta segunda-feira (23) no Centro de Educação Infantil (CEI) Brígida Chinaglia Costa. 

Segundo a Secretaria de Saúde, o cronograma da iniciativa ainda está em construção, mas a meta é levar a campanha para 60 unidades educacionais até o dia 03 de junho.

A imunização vai acontecer, preferencialmente, no horário de saída dos alunos. 

O responsáveis devem estar presentes ou assinar o termo de consentimento que será disponibilizado com antecedência pela escola.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Indaiatuba avalia saúde de árvores em três regiões da cidade

Maternidade de Campinas celebra 112 anos de dedicação à saúde materno-infantil

Teste desenvolvido na Unesp pode ajudar a detectar metanol nas bebidas em até 30 minutos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.