O comércio varejista da Região Metropolitana de Campinas apresentou aumento de 6,1% no faturamento das vendas de abril deste ano, quando comparado com o mesmo mês de 2021, apesar dos efeitos do índice de inflação nos indicadores econômicos e da guerra da Rússia com a Ucrânia.
Porém, se comprado ao faturamento obtidos em março de 2022, houve queda de
19,86%.
O setor que mais apresentou crescimento foi o e-commerce, com aumento de 18% em relação a abril de 2022, totalizando pouco mais de R$ 490 milhões.
Já o faturamento das vendas físicas de Campinas, em abril de 2022, foi de R$ 673 milhões, 6,10% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando o montante foi de R$ 635 milhões.
Em relação aos Bens Não Duráveis, o segmento que registrou o maior aumento nas vendas foi o dos postos de combustíveis, com 8,5%, seguido pelos supermercados com 7,5% e pelas drogarias e farmácias 4,5%.
Quanto aos Bens Duráveis, o segmento que mais se destacou foi o de materiais de construção que evoluiu 4,15%, enquanto vestuário obteve 1,5% de aumento no faturamento em abril de 2022.
Já no setor de Serviços, turismo e transporte tiveram um crescimento menor na comparação com os outros setores – de apenas 1,45% – na comparação com 2021.
Bares e restaurantes apresentaram aumento de 0,5%.
O setor que mais impulsionou as vendas foi o e-commerce, com aumento de 18%.A análise foi feita pelo economista da Associação Comercial e Industrial de Campinas