Campinas: apenas 11% das gestantes estão vacinadas contra gripe

Foto: Prefeitura de Campinas

A vacinação contra a gripe em gestantes está muito abaixo da meta da Secretaria de Saúde de Campinas.

Até a última sexta-feira, 6 de maio, apenas 1.308 grávidas foram imunizadas. A expectativa da pasta é vacinar em torno de 11 mil gestantes com a vacina que protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B/Victoria. 

O Departamento de Vigilância em Saúde alerta que a gripe pode evoluir com maior gravidade em gestantes e levar à morte. Por isso é muito importante que elas procurem uma unidade de saúde para receber a dose.

A Secretaria de Saúde reforça que a vacina da gripe usa vírus inativado (morto) em sua composição, portanto, não é possível que o imunizante provoque a doença.

A pasta informou ainda que a partir desta segunda-feira, 9 de maio, um novo grupo formado por indígenas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades passa a receber a vacina contra a gripe (Influenza) nos centros de saúde da cidade. 

 A vacina ainda será aplicada em pessoas que pertencem ao primeiro grupo contemplado. Isso significa que, além de gestantes e puérperas, pessoas a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de cinco anos e trabalhadores da saúde que ainda não foram vacinados também podem buscar as unidades de saúde para receber a dose contra a gripe.

Até a última sexta-feira (06), a Secretaria de Saúde de Campinas aplicou 130.923 vacinas contra a gripe e 8.172 doses contra o sarampo.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Maternidade de Campinas celebra 112 anos de dedicação à saúde materno-infantil

Teste desenvolvido na Unesp pode ajudar a detectar metanol nas bebidas em até 30 minutos

Piracicaba oferece serviço gratuito para destinação de animais que morreram

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.