Ouça ao vivo

Dobra procura por albergues e prefeitura amplia vagas para pessoas em situação de rua

Foto: Valéria Hein

Com a chegada das frentes frias, Campinas passa a mobilizar atenção especial às pessoas em situação de rua. De acordo com o Cepagri da Unicamp, esta semana terá a primeira massa mais gelada do ano e deve ser semelhante à registrada em julho de 2021, superando a de maio do ano passado. A Prefeitura de Campinas, através da secretaria de assistência social, iniciou um plano emergencial para ampliar as vagas em abrigos para pessoas em situação de rua.

Além das 120 vagas já existentes no Samim, estão sendo criadas de 90 a 100 na Casa da Cidadania, que nas estações quentes funciona como refeitório e no plano emergencial abre vagas extras para pernoite. De acordo com Maria Ester Scalet Soeiro, da coordenadoria de população de rua, a procura por pernoite nos albergues já dobrou e o plano emergencial inclui a ampliação do SOS Rua, das 8h à meia-noite, que pode ser acionado pelo whatsapp 99984-6496. “O objetivo é acolher essas pessoas e, se elas aceitarem, são encaminhadas para os serviços da rede de proteção, de assistência social e de saúde do município”. 

Priscila Moreira está há 12 anos nas ruas e fez esta opção após desentendimentos familiares. Ela relata a rotina ao utilizar os serviços sociais da prefeitura. “Graças à Deus temos a Casa da Cidadania para passar a noite neste frio. Nós temos também almoço, café da manhã e jantar, banho e bagageiro para guardar nosssa coisas”

A Prefeitura de Campinas oferece outros serviços para esta população, como Bagageiro municipal, que é um espaço para guardar os pertences, os Centros POP para escuta qualificada e compreensão do contexto familiar e social dos usuários de álcool ou drogas, casa de passagem, um espaço transitório de moradia para a construção do processo de saída das ruas e o consultório na rua, um veículo adaptado que percorre diversas áreas da cidade, com médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, para realizar curativos, testes de diabetes de pressão, entre outros atendimentos. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.