Prefeitura de Campinas monitora, mas não tem casos de hepatite misteriosa

Foto: Arquivo/CBN Campinas

O Departamento de Vigilância em Saúde da prefeitura de Campinas afirma que até agora não foi notificado de que há moradores da cidade com a hepatite misteriosa, mas está atento aos possíveis casos da doença.

O alerta está aceso depois que o Hospital de Clínicas da Unicamp tratou duas crianças que podem estar com a hepatite que não tem origem conhecida.

Uma das pacientes teve apenas fezes esbranquiçadas, e já teve até alta hospitalar – mas continua sendo monitorada por equipes do HC.

A outra teve a pele e olhos amarelados, febre e urina com cor escura.

O hospital não informou em quais cidades as crianças moram, nem idades e gêneros.

No país, um dos casos é o de uma adolescente de 14 anos, de Ibimirim, sertão de Pernambuco, que foi hospitalizada em coma e precisou passar por transplante emergencial de fígado.

O pediatra Pedro Telles afirma que casos registrados em todo o mundo até agora são poucos, e a maioria atingiu pacientes que tem doenças no sistema imunológico.

Apesar da hepatite misteriosa não ter a febre como um dos principais sintomas, a relação com o coronavírus é uma das hipóteses apuradas.

“As crianças que tiveram a forma grave da covid-19, tiveram hepatites, mas com febre. Essa não costuma ter febre”, afirma.

A avaliação é que o coronavírus — as sequelas da covid-19 — seja a causa mais provável por causar variações no sistema imunológico, porém são analisadas também infecções por adenovírus, que são extremamente comuns.

Até por isso, o pediatra lembra que os casos de hepatite em crianças não são raros, mas não graves como nesses casos registrados.

“As mais comuns são a hepatite A e E. Contra a A, que provoca inflamação do fígado e pode levar ao aparecimento de alguns sintomas como cansaço, febre baixa, dor de cabeça e na barriga, por exemplo, existe vacina disponível no Plano Nacional de Imunização”, explica.

No Estado de São Paulo são investigados 10 casos suspeitos da hepatite misteriosa, entre eles em Indaiatuba e Itatiba.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Hospital Irmãos Penteado

Três das emendas impositivas investigadas de 2025 já foram executadas pela Prefeitura; quase todas de 2024 também estão aplicadas

Refugiados palestinos em Morungaba comemoram fim da guerra em Gaza

Prefeitura conclui instalação de boxes provisórios no Mercado Municipal de Piracicaba

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.