Imóvel pode ser utilizado como garantia em novo financiamento imobiliário

Foto: Flávio Botelho

Dar o carro atual como parte da entrada na compra de um carro novo, ou até fazer o mesmo tipo de negócio envolvendo telefones celulares não são novidades. Estes tipos de negócios são considerados comum para estes bens. Mas é possível utilizar uma lógica similar também no mercado imobiliário. Há empreendimentos aceitando imóveis como garantia na hora da concessão de crédito para o financiamento imobiliário.

Plinio Di Giaimo, diretor de um loteamento em Campinas, explica que esta modalidade foi criada para facilitar o período de transição do cliente. “Todo cliente de um imóvel deste padrão já tem um imóvel, como acontece no mercado normalmente? O cliente compra o lote financiado, vende o imóvel que ele tem, vai morar num hotel, geralmente aluga uma casa, tem uma despesa alta com isso, vende a casa dele, pega o dinheiro, coloca na obra, e a gente sabe que isso gera muito estresse, é muito complexo, você tem de vender sua casa geralmente”

A intenção deste tipo de negócio é evitar justamente que o cliente precise se mudar antes da conclusão da obra do novo imóvel. “O cliente compra o lote da gente normalmente, na condição que ele quiser, o imóvel dele vem como garantia ao capital que vamos liberar para que ele construa a casa dele, ele tem até três anos para vender o imóvel dele, e ele pode sacar o dinheiro ou imediatamente, ou aos poucos, de acordo com o cronograma dele”. Neste caso, uma avaliação do valor de mercado do imóvel é realizada para determinar o montante a ser concedido como crédito. Caso a dívida não seja quitada após os três anos, e o cliente não quitar o empréstimo, o imóvel será adjudicado ao banco, assim como em outros tipos de operações.

E isso acaba sendo uma saída para aqueles que desejam trocar de casa sem sair da atual antes de se mudar para a nova. O advogado especialista em direito imobiliário, Luís Fernando Teixeira de Andrade, recomenda que nos casos em que um imóvel é vendido para o valor ser utilizado na compra de outro, a cessão do imóvel vendido só deve ocorrer justamente após o recebimento do imóvel comprado. “Você não deve entregar a sua casa antes de ter a segurança de que vai receber a que você está comprando, sob pena de no futuro você ter problemas, mas esse comprador vai ter que ter cuidados maiores ao fazer o negócio dessa forma, entregando sua casa como pagamento de parte da casa que ele está comprando”.

Segundo os dados mais recentes do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, o CreciSP, o financiamento bancário é utilizado em 70% das aquisições de imóveis em Campinas e região.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

bebidas falsas Americana

Bebidas apreendidas em Americana vão passar por perícia para identificar metanol

“Fechamos um ciclo”, destaca delegado da PF ao avaliar Operação Vareio nesta terça (30)

Polícia Civil fecha fábrica clandestina de bebidas em Americana

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.