Importantes nomes da política se despedem de Jacó Bittar em Campinas

Foto: Guilherme Pierangeli

O ex-Prefeito de Campinas, Jacó Bittar, foi sepultado no Cemitério de Sousas no final da tarde desta quinta-feira (26). Ele morreu aos 81 anos em virtude de complicações ocasionadas pelo mal de Parkinson. Bittar foi um dos fundadores do PT e da CUT, e integrou o PSB por mais de três décadas. O velório dele foi realizado durante a tarde na capela do Cemitério da Saudade, em Campinas, e contou com a presença de importantes nomes da política local e nacional.

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), amigo próximo de Jacó, esteve presente no velório, acompanhado dos ex-governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin e Márcio França, ambos do PSB. Nenhum deles atendeu a imprensa.

Ex-Presidente Lula (PT) – Foto: Guilherme Pierangeli

O ex-prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT), esteve no velório antes da chegada de Lula, e destacou a importância de Bittar para o movimento sindical brasileiro.  “O Jacó tinha uma clareza de como o novo sindicalismo tinha de se organizar, e uma determinação muito grande de como implantar o novo sindicalismo, eu acho que o Jacó é um dos pais do novo sindicalismo no Brasil, é uma das figuras centrais do novo sindicalismo que surgiu nos anos 70, anos 80”.

Já Danilo Silva, do Sindicato dos Petroleiros, destacou a atuação de Bittar na fundação do sindicato.  “O Jacó é um dos fundadores do sindicato, foi uma das principais lideranças da categoria petroleira, liderou a categoria em um momento ímpar que foi contra a ditadura militar, a primeira grande greve dos petroleiros em 1983, então o Jacó é a representação do espírito petroleiro de luta, de coragem, de fazer enfrentamento, ainda mais em um momento como esse em que a gente vive”.

Ex-Governador de SP, Márcio França (PSB) – Foto: Guilherme Pierangeli

O ex-prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), ressaltou o histórico político e sindical de Bittar, e falou sobre a convivência entre eles no partido e na política campineira. “Uma pessoa que teve uma trajetória sindical, fundou o sindicato dos petroleiros, a CUT, o PT junto do ex-presidente Lula, e depois ocupou esse cargo que, todas as vezes que eu conversava com ele, ele dizia que era o cargo que mais o honrava, que era o cargo de Prefeito de Campinas”.

Bittar foi eleito prefeito de Campinas em 1988, com 32,4% dos votos, e governou entre 1989 e 1992. Durante o mandato, em 1991, ele deixou o PT, partido que ajudou a fundar, e se filiou ao PSB, permanecendo no partido até seu falecimento.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Desrespeito e falta de manutenção em ciclofaixas se tornaram comuns em Barão Geraldo

Incêndio Mercadão de Piraricaba

Incêndio no Mercadão de Piracicaba começou em fritadeira elétrica, aponta perícia

fogo Capivari

Bombeiros de Capivari combatem incêndio de 22 mil m² iniciado por adolescente de 13 anos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.