Ouça ao vivo

Moradores de rua não serão obrigados a ir a abrigo na Operação Inverno

Foto: Arquivo CBN

A Operação Inverno, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, começou neste domingo com a distribuição de alimentos e cobertores para pessoas em situação de rua em Campinas.

Depois da polêmica na tentativa de concentrar a distribuição de alimentos em um só local para controlar as condições de higiene por decreto, desta vez o auxílio será feito de acordo com a vontade dos ajudados.

A secretária municipal Vandecleya Moro explica que as doações serão feitas tanto no local de apoio quanto nas ruas. “Quem não quiser ir ao abrigo vai receber cobertor na rua. Nossa equipe já conhece essas pessoas”, diz.

Segundo a secretária de Assistência Social, a cidade fez um mapeamento sobre a situação das pessoas em situação de rua e o trabalho da Operação Inverno é feito em cima das características apontadas no estudo. “A maioria é de homens, em idade economicamente ativa e parte deles é usuária de algum tipo de substância”, explica Vandecleya.

A Secretaria oferece programas de cursos profissionalizantes e de combate às drogas às pessoas em situação de vulnerabilidade. A distribuição de cobertores é diária durante a Operação Inverno. A Prefeitura ainda fará parceria com entidades privadas para a Campanha do Agasalho 2022, com foco maior em peças masculinas, pelo número de homens em situação de rua.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.