A Prefeitura de Campinas sancionou a lei do Plano Diretor que permite alterações na área em volta do Polo II de Alta Tecnologia de Campinas, o Ciatec 2. Desta forma, serão permitidas as instalações de empresas e condomínios residenciais nos bairros Parque dos Jacarandás, Parque das Universidades e Parque Rural Fazenda Santa Cândida.
A secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, afirma que o objetivo do zoneamento é trazer de volta algumas empresas que saíram de Campinas por questões burocráticas. “As empresas nos procuraram dizendo que havia um erro e nós reconhecemos. É importante corrigir essa distorção”, explica.
Segundo a secretária, a região próxima às universidades tem potencial econômico também para comércio e residências, que já existem, mas serão regulamentados e podem ser ampliados. “Vamos permitir atividades de apartamentos para estudantes, que é uma demanda da região”, diz Carolina.
O zoneamento é separado por áreas residenciais, mistas e de atividade econômica. Em julho, será realizada a primeira audiência pública para a análise de novos parâmetros construtivos e urbanísticos,além da implantação de infraestrutura.