Ouça ao vivo

Servidores de Vinhedo paralisam atividades e realizam ato em frente à Prefeitura

Foto: Valéria Hein

Os servidores públicos de Vinhedo paralisaram as atividades nesta quarta-feira e realizaram passeata e um ato em frente à prefeitura por reajuste salarial. Maio é o mês de data-base da categoria, que reivindica reajuste referente à inflação do período de maio de 2021 a abril de 2022, de 12,47%. A Prefeitura de Vinhedo informa um reajuste de 11,73%.

Mas, a categoria alega que a administração municipal está pondo nesta conta um reajuste de 8,50% referente ao período anterior, de maio de 2020 a abril de 2021, e que, portanto, o reajuste real oferecido pela prefeitura é de apenas 3,23%.

De acordo com o presidente do sindicato dos servidores de Vinhedo, Maurício Pixe Sanchez, como no ano passado o Governo Federal proibiu reajustes por causa da pandemia, houve uma negociação com a prefeitura para que parte das perdas salariais fossem repassadas em janeiro deste ano. No entanto, se referem a 2021.

Os servidores voltam ao trabalho nesta quinta-feira, mas neste dia está marcada uma assembleia que pode definir uma greve por tempo indeterminado se as reivindicações não forem atendidas. A categoria alega perdas salariais de 23% durante a pandemia.

A prefeitura de Vinhedo informou que a greve não afeta os serviços municipais. As Secretarias remanejaram funcionários para que o atendimento fosse realizado sem prejuízo à população. Um balanço preliminar realizado até o final da manhã apontou que 144 servidores haviam aderido ao movimento, 5% dos aproximadamente 2,8 mil funcionários públicos da Prefeitura. 

A Prefeitura reafirmou que os servidores municipais de Vinhedo tiveram os salários reajustados em 11,73%, além do reajuste dos benefícios, como o vale alimentação, por exemplo, de 29%, passando para R$ 800, com investimento dos cofres públicos de cerca de R$ 30 milhões neste ano. 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.