Situação financeira da Unicamp está melhor este ano, afirma reitor

Imagem: Governo do Estado/Divulgação

O professor Antônio José de Almeida Meirelles, o Tom Zé, completou este mês um ano à frente da reitoria da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp. Neste período, o campus voltou a receber 100% de aulas presenciais e atividades no campus após mais de dois anos de restrições por causa da pandemia da covid-19.

O antecessor, Marcelo Knobel, sempre apontou a crise financeira como um dos problemas para administrar a Unicamp. Já Tom Zé afirma que a situação melhorou com a entrada de novas receitas e por isso profissionais estão sendo contratados. “O orçamento permite retomar as contratações e as obras”, explica.

No período de retorno, estudantes, funcionários e frequentadores reclamaram sobre a falta de segurança no entorno do campus da Unicamp. Segundo o reitor, o problema acontece do lado de fora e a universidade é segura. “Pessoas que vinham de cidades menores atraíram pessoas com más intenções, mas não dentro do campus. Dependemos de ter ação junto com as forças policiais”, diz Tom Zé.

Para a plena retomada das atividades, a Unicamp exigiu que todos os alunos, professores e funcionários estivessem vacinados contra a covid-19. Em salas de aula, o uso da máscara ainda é recomendado, por causa da proximidade entre as pessoas. As salas compartilhadas, nas quais alguns estudantes assistiam aula por meio de um telão para evitar aglomerações, já foram desativadas.

Os restaurantes do campus voltaram a funcionar, mas as cantinas seguem fechadas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.