Ouça ao vivo

Agora com semáforo, pedestres esperam que faixa em frente ao Parque Ecológico seja respeitada

Foto: Valéria Hein

Passam a funcionar nesta segunda-feira os novos semáforos na travessia de pedestres da Rodovia Heitor Penteado, na região da Vila Brandina. A faixa de pedestres já existe no local, mas não era respeitada, com histórico de vários acidentes. Na última quarta-feira, por exemplo, um motociclista atropelou uma mulher, de 51 anos, e o filho dela, de 11 anos, no momento em que atravessavam nesta faixa.

Foram ferimentos leves, mas eles precisaram ser socorridos pelo SAMU. O garoto fraturou um dos braços e a mãe sofreu escoriações. Agora, os pedestres esperam que com a instalação dos semáforos, por força da Lei, os motoristas passem a respeitar a faixa.

Antônio Alves de Oliveira, que mora na Vila Brandina e tem uma irmã que foi atropelada no trecho, presenciou o atropelamento de mãe e filho na quarta-feira. “O motorista de um ônibus parou para os dois atravessarem, mas o motociclista que vinha atrás não fez o mesmo. Esse desrespeito à faixa de pedestres é comum aqui”.

O professor especialista em mobilidade urbana, Luiz Vicente Figueira de Mello Filho, explica que mesmo com semáforo, a orientação é para que os pedestres continuem atentos, porque muitos motoristas podem continuar distraídos e desatentos sobre a instalação dos semáforos.  “A educação é um pilar da engenharia de tráfego e, neste tipo de alteração, o cuidado precisa ser redobrado”.

Os equipamentos são acionados por botoeiras. Para advertir os condutores sobre os semáforos adiante, o local vai receber dois focos “piscantes” e sinalização vertical complementar, nos dois sentidos de circulação. O investimento da Emdec nos novos conjuntos semafóricos, que ficam na altura do Parque Ecológico, é de 94 mil e 500 Reais. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.