Ouça ao vivo

Assembléia de SP aprova posse de terras públicas no Estado

Foto: Divulgação

A Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou o projeto de lei que regulariza a posse de terras públicas no Estado.

Pelo texto, o governo fica autorizado, via Secretaria da Fazenda, a implantar a regularização fundiária de terras públicas já ocupadas e que tem acima de quinze módulos fiscais.

Os autores da proposta alegam que a criação do programa estadual de regularização de terras deve melhorar a produtividade, empregabilidade e competitividade do agronegócio paulista.

O programa autoriza a Secretaria da Fazenda a celebrar acordos judiciais ou administrativos para alienação das terras com pagamento de indenização de até 40% do valor da área.

Esse valor vai ser definido com base em percentual incidente do valor médio por hectare presente na tabela oficial do Instituto de Economia Agrícola, que é ligado a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.

Deputados contrários a esse texto alegam que o programa de regularização de terras pode favorecer grileiros e fazendeiros, e prejudicar a população mais pobre do estado.

Esse projeto foi aprovado ontem com 48 votos a favor e 15 contra e segue para sanção ou veto do governador Rodrigo Garcia (PSDB)

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.