Contactante de paciente de Indaiatuba com varíola dos macacos cumpre isolamento

Foto: Flávio Botelho

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informou que uma pessoa que teve contato com o morador da cidade que está com varíola dos macacos também foi colocada em isolamento domiciliar. Essa pessoa, que mora com o paciente infectado, não apresenta sintomas da doença, mas está sendo monitorada. 

O caso confirmado em Indaiatuba na quinta-feira é o quarto no estado de São Paulo e o sexto no Brasil. O paciente tem 28 anos, está em isolamento e teve a confirmação após exames laboratoriais realizados pelo Instituto Adolfo Lutz.

De acordo com o infectologista da PUC-Campinas, André Giglio Bueno, o isolamento é necessário, mas a transmissão neste caso não ocorre tão facilmente como na covid-19. “O coronavírus pode ser transmitido até pelo ar, através das partículas de saliva do infectado. Já, no caso da varíola, a transmissão ocorre pelo contato com as lesões cutâneas.  Por isso, não é esperado um quadro pandêmico,  como ocorreu com a covid-19″. 

O paciente de Indaiatuba está sendo monitorado pelas Secretarias de Saúde do Estado e Município e apresenta quadro clínico estável, sem complicações. A varíola dos macacos, também chamada de monkeypox, causa sintomas semelhantes aos da varíola, uma doença que foi erradicada entre os seres humanos, por meio de campanhas de vacinação. Se comparada à varíola, a monkeypox tem menor gravidade.

André Giglio Bueno explica que na grande maioria dos casos a doença não evolui para quadros clínicos graves. “A doença se inicia com um quadro de mal estar geral, febre, dor no corpo, dor de cabeça e ínguas pelo corpo podem aparecer. Em seguida começam as lesões cutâneas, com bolhas que começam a secar com o passar dos dias, num processo que ocorre por várias semanas até o fim do período de transmissibilidade e a cura”.

Todos os casos confirmados no Brasil são de pessoas que se contaminaram em viagens internacionais. São quatro no estado de São Paulo, um no Rio Grande do Sul e um no Rio de Janeiro.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Tubulações Campinas

Inteligência artificial permite economia de 370 milhões de litros d’água em Campinas

Caravela da Lagoa do Taquaral fecha por 40 dias para manutenção

Após investigação do MP, Prefeitura de Campinas publica regras para emendas parlamentares à Saúde

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.