Ouça ao vivo

Corte de verbas para Instituto Federal de São Paulo gera protesto em Campinas

Foto: Valéria Hein

A crise no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e o anúncio do Ministério da Educação de corte de verbas motivou um protesto de estudantes da unidade de Campinas, no Satélite Íris. O bloqueio nacional de verbas é de 7,3%,  impactando diretamente o orçamento anual de institutos e universidades federais. 

Na unidade de Campinas, são 153 mil reais a menos na verba destinada para este segundo semestre, com impactos nos contratos de energia, manutenção, jardinagem, entre outros. Os estudantes utilizaram faixas e cartazes durante o protesto que se concentrou na Avenida John Boyd Dunlop, na altura da Rua Heitor Lacerda Guedes, onde fica a unidade. Houve também a adesão de funcionários da unidade do IFSP de Campinas.

De acordo com o estudante de Análises e Desenvolvimento de Sistemas, Marcos Magalhães, da organização estudantil, o protesto tem a intenção de mostrar à sociedade a situação que o  Instituto Federal de São Paulo enfrenta e demonstrar a indignação dos estudantes. “Se não demonstrarmos nossa indignação, fica fácil para o Governo Federal anunciar novos cortes”.

Marcos Magalhães considera que este corte é mais uma estratégia para sucatear o ensino público, na tentativa de fazer parecer que não funciona. “E é mentira, a qualidade deste campus é sensacional e os professores são todos doutores, mas o plano é diminuir a qualidade para poder terceirizar.  Esse é o projeto de destruição da Educação Pública de qualidade”.

A unidade Campinas do Instituto Federal de São Paulo informou que está finalizando um plano de contingência para superar essa restrição e reduzir os impactos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.