O Governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, veio a Campinas nesta terça-feira para a inauguração do IOU, um hospital dentro da Unicamp, com especialidade em cirurgias de cabeça e pescoço e doenças do trato respiratório. Durante o evento de inauguração, Rodrigo Garcia falou do esforço para a redução do ICMS dos combustíveis.
Ele afirmou que a medida vai prejudicar áreas como Saúde, Educação e Ciência, mas planeja a utilização de recursos de superávit para não comprometer investimentos. A Lei Federal foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro e Rodrigo pede a contrapartida Federal em não repassar o alto custo do dólar no preço do produto.
Sobre o novo Hospital, ele afirmou já ter liberado um recurso de R$ 12 milhões para o início das atividades do Hospital, que tem previsão de começar a funcionar ainda no segundo semestre deste ano. A nova unidade hospitalar, de atendimento à rede pública de saúde, teve investimento de R$ 65 milhões.
O recurso para a construção é resultado de uma ação civil pública do caso Shell-Basf, maior acordo indenizatório da história do País assinado na Justiça do Trabalho daquele momento.
De acordo com o Procurador do Trabalho, Ronaldo Lira, esta é uma compensação oferecida à sociedade, após a contaminação que ocorreu na planta industrial de agrotóxicos em Paulínia. O IOU é considerado o mais moderno e completo instituto do Brasil especializado em Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço, além de ensino e pesquisa. Tem capacidade para 200 mil atendimentos e 4 mil cirurgias por ano, em um sistema híbrido com 70% dos atendimentos voltados para o SUS e 30% para o privado.