“Junho Vermelho” reforça importância da doação sangue diante dos baixos estoques

Guilherme Pierangeli/CBN Campinas

Estamos no Junho Vermelho, mês dedicado a destacar a importância da doação de sangue. Nesta época do ano as doações caem, e os estoques dos bancos de sangue ficam em níveis preocupantes. Segundo o Hemocentro da Unicamp, dos oito tipos de sangue disponíveis, sete têm estoque em nível crítico, e um em estado de alerta. Nenhum é considerado estável.

O dia 14 de junho, é considerado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Por conta disso, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Campinas realizou o “Dia D” para a doação de sangue. O arquiteto Carlos Coutinho soube disso após ver uma publicação da CBN Campinas nas redes sociais, e aproveitou a data para realizar a doação. “Estava olhando o Instagram e apareceu uma notícia da CBN falando que hoje era o Dia D do Junho vermelho, entrei em contato com o hospital e aproveitei a oportunidade pra fazer o bem, entre chegar, a triagem, e o lanchinho foram 10 minutos, é rapidinho, vale a pena”.

O empresário Francisco Silva saiu de Hortolândia e foi até o Centro de Hematologia para fazer a doação. Ele afirmou já ter pedido a conta sobre quantas vezes doou sangue. “Acho que é a sexta vez, sempre doei, para ajudar ao próximo mesmo”.

O médico Leandro Grilo, responsável pelo Centro de Hematologia, destacou que a doação não é apenas um ato para ajudar desconhecidos, mas também conhecidos, ou a própria pessoa. “O conceito que a gente tem que ter de estoque de sangue não é para os outros, é para a gente mesmo, hoje estamos bem, mas daqui a pouquinho podemos precisar de uma transfusão, se tiver algum acidente, ou alguma coisa”.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Campinas funciona anexo ao hospital Irmãos Penteado, na esquina das avenidas Júlio de Mesquita e Benjamin Constant, no Cambuí. O atendimento é de segunda à sexta, das 8h às 14h, e embora não haja necessidade de agendamento, é recomendável realizá-lo pelo Whatsapp (19) 2514-1555.

Em Campinas também é possível doar sangue no Hemocentro da Unicamp, e na unidade do Hemocentro no Hospital Mário Gatti. O Hemocentro também realiza coletas no Hospital Estadual de Sumaré e no Hemonúcleo de Piracicaba. Mais informações podem ser obtidas no site agendamento.hemocentro.unicamp.br.

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 69 anos, e pesar no mínimo 50kg. É obrigatório levar documento oficial com foto, e informar o endereço completo de onde reside. Não pode doar quem estiver com gripe, ou ter feito endoscopia nos últimos seis meses.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Unicamp abre inscrições para curso online sobre uso medicinal da maconha

Governo Federal vai pagar benefício para filhos de vítima de feminicídio

DER ativa nesta terça novos radares em Artur Nogueira, Piracicaba e Amparo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.