Ouça ao vivo

Pedestres aprovam primeira faixa em “X” de Campinas

Foto: Valéria Hein

A primeira faixa de pedestres em “X” de Campinas, no cruzamento das ruas General Osório e Barão de Jaguara, no Centro de Campinas, foi aprovada pelos pedestres que a CBN Campinas consultou. Utilizadas para realizar a travessia de cruzamentos na diagonal, esta faixa permite, por exemplo, ir direto do Largo do Rosário à unidade do cartório na esquina oposta, sem a necessidade de travessia em duas etapas.

No trecho está sendo realizado um primeiro teste e o local foi escolhido por ter sido constatado nele o interesse dos pedestres na travessia em diagonal. Após um período de três a seis meses, será avaliado o resultado da medida, que poderá ser ampliada para outros locais que atendam essas características de travessia. As primeiras impressões foram de aprovação dos pedestres, que observaram economia no tempo de travessia, evitando o deslocamento em duas etapas distintas, uma por vez.

As primeiras impressões foram de aprovação dos pedestres, que observaram economia no tempo de travessia, evitando o deslocamento em duas etapas distintas, uma por vez. Além das faixas brancas na diagonal, foram mantidas as faixas convencionais. Agentes da  Emdec permaneceram no trecho na manhã desta quinta-feira, orientando os pedestres sobre as mudanças e a necessidade de atravessar somente sobre as faixas, respeitando o semáforo.

O tempo de “vermelho” no semáforo foi aumentado para todos os veículos no cruzamento. Os pedestres, futuramente, vão responder a um questionário sobre a percepção da nova forma de travessia, avaliando tópicos como segurança, travessia mais rápida e aprovação. As faixas de pedestres em “X” são comuns em cidades como Tóquio, Londres e Chicago e no Brasil, a capital paulista começou a utilização em 2014.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.