Ouça ao vivo

Secretário de Administração Penitenciária descarta mudanças no presídio do São Bernardo

Uma possível mudança no presídio do bairro São Bernardo, que deixaria de atender mulheres, foi descartada pelo secretário de administração penitenciária, Coronel Nivaldo César Restivo. "Houve um estudo da Secretaria de Administração Penitenciária e a mudança foi sugerida, mas não foi aceita". No início, quando foi instalado, o presídio do São Bernardo era masculino, mas há muitos anos se tornou feminino. A proposta de mudança deixou os moradores preocupados. 
Imagem ilustrativa - Divulgação PM/MT

Uma possível mudança no presídio do bairro São Bernardo, que deixaria de atender mulheres, foi descartada pelo secretário de administração penitenciária, Coronel Nivaldo César Restivo. “Houve um estudo da Secretaria de Administração Penitenciária e a mudança foi sugerida, mas não foi aceita”.

No início, quando foi instalado, o presídio do São Bernardo era masculino, mas há muitos anos se tornou feminino. A proposta de mudança deixou os moradores preocupados. 

A promotora de merchandising, Adriana Camilo, que morou a vida toda no bairro, diz que quando a penitenciária era masculina, era comum ocorrerem rebeliões. “Isso nunca mais aconteceu quando se tornou feminina”.

Apesar de a Pasta não confirmar a mudança, na última semana o Governo do Estado publicou no Diário Oficial o remanejamento de mais de 40 agentes penitenciários masculinos para o local, o que reforçou a suspeita dos moradores. 

A justificativa da Secretaria de Administração Penitenciária para a ter realizado um estudo sobre essa mudança se deve à redução da população prisional feminina nos últimos anos e o déficit de vagas para presos do sexo masculino.  A cadeia do São Bernardo, atual Penitenciária Feminina, foi inaugurada em 1976.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Operação em Capivari prende dois homens que estupraram adolescente de 17 anos

A Polícia Civil de Capivari prendeu dois homens, de 27 e 29 anos, por estupro de vulnerável, estupro coletivo e cárcere privado de uma adolescente de 17 anos. A ação fez parte da Operação Protected e envolveu policiais da Delegacia de Capivari e da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). Segundo a Polícia, a vítima é uma adolescente em situação crítica de vulnerabilidade e faz uso de medicamentos controlados.

Mais de 400 presos não retornaram das “saidinhas” temporárias em Campinas 

Nos últimos dois anos, 434 presos do CDP (Centro de Progressão Penitenciária) Ataliba Nogueira, em Campinas, não retornaram à unidade após as cinco “saidinhas” temporárias previstas nesse período. 

O número representa 4,4% do total de 9.778 beneficiados desde o ano passado e ficou acima da média registrada na região, quando são somadas todas as unidades prisionais.

PF prende mulher de 24 anos e apreende 13kg de maconha, em Viracopos 

A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira, uma passageira de 24 anos, no Aeroporto Internacional de Viracopos. Na bagagem dela, a polícia localizou 13kg de maconha. 

De acordo com informações da corporação, a mulher embarcou no Aeroporto de Manaus e tinha Campinas como destino final.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.