Ouça ao vivo

Seminário sobre trabalho infantil aponta números da erradicação em Campinas

Foto: Valéria Hein

Dados divulgados durante um seminário do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil apontam que de janeiro a maio deste ano foram realizadas 225 abordagens de menores em risco de desagregação social, trabalhando irregularmente, em Campinas. Essas abordagens foram realizadas em atendimentos do Movimento Vida Melhor a 69 casos de menores em situação de vulnerabilidade, em semáforos, por exemplo, comercializando balas, panos, oferecendo limpeza de para-brisa, entre outros.

Verônica Zibordi Rosa, coordenadora técnica do Movimento Vida Melhor, explica que apenas uma abordagem não é suficiente. “É preciso construir um vínculo e monitorar as reincidências”. Desde 2011, quando teve início uma parceria do Movimento Vida Melhor com a Prefeitura de Campinas, foram 3 mil 798 atendidos, com quase 7 mil abordagens.

Os casos são encaminhados para a rede sócio-assistencial de Campinas, para que sejam atendidos nos programas de serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, cadastro único para as famílias receberem benefícios, entre outros. Os que têm de 14 a 17 anos são encaminhados a cursos de capacitação profissional do PROCAF, um programa financiado pela Unimed Campinas.

Para o Prefeito de Campinas, Dário Saadi, a redução no número de crianças em situação de vulnerabilidade nas ruas de 2011 para cá demonstra que o esforço valeu a pena. “É o trabalho de uma dácada, com quase 4 mil casos de erradicação do trabalho infantil na cidade”. Dados divulgados durante o seminário apontaram também que o trabalho infantil nas ruas atinge mais crianças e adolescentes do sexo masculino. Mas o trabalho doméstico, como cuidar dos irmãos, lavar e passar, ocorre na grande maioria dos casos entre as meninas.

A região mais atingida é a Sul, em bairros como Campo Belo, Oziel e Monte Cristo, com 33% dos casos. Em segundo lugar, com 17%, está a região noroeste, onde ficam bairros como, Jardins Lisa, Florence e Campo Grande, Parques Itajaí e Valença e Satélite Íris. O evento, que ocorreu no Salão Vermelho da Prefeitura na manhã desta sexta-feira, marcou o Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.