Ouça ao vivo

Unicamp integra projeto de desenvolvimento de motores elétricos para aviões

Imagem: Governo do Estado/Divulgação

A Unicamp será parceira do ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, e da Embraer num projeto que pretende preparar a mobilidade aérea de zero carbono. A ideia partiu do anseio de tornar eletrificado também o meio aéreo de transporte, visando eliminar poluentes na atmosfera. A participação da Unicamp, será por meio do Centro de Pesquisa em Engenharia. 

O professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, José Antenor Pomilio, que vai coordenar a equipe de pesquisadores da universidade, explica que a Unicamp tem a missão de desenvolver motores elétricos especiais para a aviação. “É necessária uma propulsão elétrica capaz de atingir a potência exigida para aeronaves” 

Pomilio relaciona duas linhas para o desenvolvimento de veículos aéreos eletrificados: de decolagem vertical, semelhante a um helicóptero, ou na horizontal, mais próximo do avião, que é a linha que será desenvolvida no estudo. “Será um avião com hélices, com possivelmente dezenas de motores e planejamos reunir uma equipe entre 15 e 20 pesquisadores da Unicamp”.

Este é um projeto inicialmente de 5 anos, que poderá ser renovado por mais 5 anos, com financiamento da Fapesp e previsão de começar no segundo semestre deste ano. O investimento previsto é de R$ 48 milhões. O projeto não visa entregar um avião pronto para entrar em funcionamento, mas provar que existe tecnologia viável para o desenvolvimento de uma aeronave zero carbono.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.