Ouça ao vivo

Hospital Vera Cruz Casa de Saúde completa três anos

Foto: Guilherme Pierangeli

Há três anos o Hospital Vera Cruz assumiu a administração do prédio da Casa de Saúde de Campinas, local tradicional da saúde na cidade, com mais de 140 anos de história. Na ocasião a Casa de Saúde enfrentava sérios problemas econômicos, que levaram ao fechamento da UTI pediátrica e de diversos leitos do hospital.

Ao assumir o tradicional prédio por um período de 30 anos, o Vera Cruz prometeu investimentos de mais de R$ 100 milhões. O médico Bruno Araújo, Diretor Técnico da Casa de Saúde, afirma que a situação do hospital era crítica há três anos, e que o Vera Cruz assumir o prédio evitou o fim do atendimento no local. “Então a gente teve reformas de quartos, reformamos totalmente o centro cirúrgico, falo com certeza que é o mais moderno da cidade, muito investimento foi feito no prédio, em equipamentos, em equipes, e na expansão do hospital como um todo, que hoje é um hospital geral apto a atender alta complexidade nas diversas especialidades médicas”.

A pandemia foi um desafio para o hospital, que passou a atender exclusivamente pacientes de covid-19 durante os picos de casos e internações, enquanto o Vera Cruz atendia pacientes com outros problemas. “Pela quarta vez a instituição foi convocada a ajudar a população de Campinas em um cenário epidemiológico difícil, foram duas vezes com a Febre Amarela, a Gripe Espanhola e agora a covid”, destaca o médico.

Recentemente o hospital Vera Cruz Casa de Saúde passou a contar com um pronto-socorro infantil e com UTI pediátrica, e há planos de novos atendimentos, conforme explica Antônio Giroto, médico e Diretor de Mercado da Rede Vera Cruz. “Pra esse ano ainda a gente deve abrir o Pronto-Socorro 24h de ortopedia, primeiro trimestre de 2023 teremos maternidade, centro obstétrico e UTI neonatal, sabemos que é uma demanda grande da cidade, teremos de 200 a 250 partos por mês, deveremos ter de seis a sete leitos de UTI neonatal, e dez a 12 leitos de maternidade.” E há perspectiva também do aproveitamento de um prédio ligado à Casa de Saúde na rua Duque de Caxias, próximo ao pronto-socorro do hospital. Atualmente o prédio está desocupado, mas há o planejamento de que ele seja utilizado na ampliação da capacidade de atendimento do hospital, com a implantação de mais leitos.

O objetivo da rede é que o hospital se torne a principal opção de Campinas para usuários dos maiores planos de saúde, como o da Unimed.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.