Ouça ao vivo

Aumenta número de estupros, roubos e furtos em Campinas

Foto: Guilherme Pierangeli

Campinas registrou aumento nos estupros, roubos e furtos no primeiro semestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do balanço semestral divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). 

De acordo com Ruyrillo Magalhães, especialista em segurança, um dos principais motivos desse crescimento é a falta de investimento na segurança pública. “Lamentavelmente, os governos têm se esquecido da Polícia Civil, da Polícia Judiciária, que é a polícia que investiga. Isso tem que ser colocado agora, nós estamos em fase de campanha eleitoral e há de se exigir que os candidatos deem uma palavra concreta, dizendo onde vão investir.”

Entre os crimes citados, o estupro foi o que teve maior aumento percentual no comparativo. Foram 161 casos nos seis primeiros meses de 2022, um aumento de 46% se comparado com o mesmo período de 2021. Considerando apenas o estupro de vulneráveis, houve um crescimento de 59%, com o salto de 79 para 126 registros. Esse número mostra que 78,2% dos casos de estupro foram contra menores de 14 anos ou pessoas com deficiência. 

Para o especialista, grande parte desses casos acontecem dentro de casa. “Principalmente com os vulneráveis, crianças. Isso cabe à educação e a uma boa observação, uma observação constante dos pais, parentes, dos avós e daqueles que convivem com a criança.”

Os furtos aparecem logo em seguida no levantamento com um aumento de 33% dos registros. Neste ano já foram registrados 8.917, diferente de 2021, com 6.717 casos. 

No caso dos roubos, o crescimento foi de 17%, indo de 2.587 em 2021 para 3.023 registros em 2022. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.