Aumentam focos de incêndio em Campinas, segundo Defesa Civil

Foto: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas

A Defesa Civil constatou aumento de registros de focos de incêndio desde o início da Operação Estiagem 2022, em maio.

O primeiro balanço parcial divulgado aponta que o número cresceu 20% em dois meses.

Entre maio e junho foram 65 focos registrados, enquanto que, no mesmo período do ano passado, foram 54 registros.

O coordenador da Defesa Civil de Campinas, Sidney Furtado, disse que não há registro, pelo menos por enquanto, de incêndio em área de proteção ambiental da cidade, o que é considerado por ele como uma notícia positiva, em meio a tantas outras informações que não são exatamente otimistas neste momento.

“Temos preocupação com os próximos 15 dias, que serão de tempo seco na nossa região. A umidade relativa do ar já está baixa, e por isso estamos em atenção”, disse.

Isso porque o balanço parcial também apontou 24 dias sem chuva nos últimos dois meses, segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp.

Nos últimos dois meses, Campinas entrou em Estado de Alerta (quando a umidade relativa do ar registra índice entre 12% e 20%) por quatro vezes e em Estado de Atenção (índice de umidade entre 20% e 30%) por 23 vezes.

Sidney Furtado aponta outro fator que tem chamado bastante a atenção da Defesa Civil, e que gera outro alerta: a quantidade de balões que são soltos.

Alguns tem a cangalha, aquele suporte onde são colocados fogos de artifício ou outros itens que, quase sempre, provocam incêndios, o que representa um potencial perigo, já que a região é cercada pelo Aeroporto de Viracopos, a Replan, e as áreas de proteção ambiental, como a Serra do Japi em Jundiaí, e na região de Sousas até a divisa com Morungaba.

A Operação Estiagem é acompanhada pelo comitê gestor formado por sete secretarias municipais, uma autarquia e uma empresa pública.

O grupo contribui no planejamento, articulação, coordenação, execução e avaliação das ações de prevenção e controle dos efeitos da estiagem no município.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Descarte irregular de lixo dobra em um ano em Campinas

Medo de enchentes persegue moradores da região do Curtume, na Vila Industrial

Trem iluminado da Rumo passa por Campinas neste sábado

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.