Ouça ao vivo

Banco de Alimentos de Campinas registra aumento nos pedidos de doação

Divulgação/Prefeitura

Após o Brasil ter retornado ao mapa da fome em 2018, o tema voltou a preocupar e a ser muito comentado nos últimos anos. E agora, mesmo após ter passado a época mais dura da pandemia, a preocupação continua, especialmente por causa da inflação crescente.

De acordo com Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Campinas tem um levantamento que mostra um aumento na quantidade de famílias em situação de vulnerabilidade alimentar, que recebem até 1 salário mínimo.

O Banco de Alimentos de Campinas é o principal local de doações de alimentos na cidade. Funciona da Ceasa, numa parceria com a prefeitura. Este centro de distribuição de comida atende 120 entidades assistenciais. O local atende, por exemplo, a tradicional Casa da Sopa, no Jardim Paraíso de Viracopos. 

Benedita Aparecida Franco de Camargo, que é a administradora da Casa da Sopa, conta que já percebeu os reflexos do aumento da fome. Ela conta que antes da pandemia, ela atendia umas 170 famílias. Agora, são mais de 300. Ela pede ainda mais engajamento da sociedade nas doações. Entre os itens que estão faltando no Banco de Alimentos, estão o óleo de cozinha e principalmente o leite.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.