Ouça ao vivo

Banco de Leite tem apenas metade do estoque para atender recém-nascidos

Foto: Divulgação/Maternidade de Campinas

O Banco de Leite de Campinas está com pouco mais de 50% do estoque necessário para alimentar crianças recém-nascidas cujas mães não têm condições de amamentar. Segundo a Maternidade de Campinas, pelo menos 200 litros precisariam estar disponíveis, mas apenas 112 foram captados na última semana.

A nutricionista do Banco de Leite, Maitê Galhardo, alerta que o leite materno é fundamental para a saúde e o desenvolvimento das crianças que acabaram de nascer. “Para um recém-nascido prematuro, é uma questão de sobrevida, além de dar uma qualidade de vida melhor”, diz.

Maitê explica que o hospital oferece fórmula láctea para os bebês, mas o efeito não é o mesmo do leite materno. “Não tem alimento que chegue à mesma composição do leite materno. Damos a fórmula na falta, mas é muito aquém, sem os anticorpos e a proteção”, afirma.

A demanda no banco de Leite da Maternidade de Campinas está alta também por causa da superlotação na unidade. Depois que o Caism, da Unicamp, suspendeu parte das atividades por conta de uma reforma, o hospital trabalha sempre acima da capacidade de 100% da UTI Neonatal e tem adaptado leitos para suprir a necessidade de atendimento a esses casos.

As informações sobre doação de leite materno ao Banco podem ser obtidas pelo telefone (19) 3306-6039.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.