Banheiros de terminais no Centro de Campinas têm más condições

Foto: Guilherme Pierangeli

Encontrar um banheiro público no Centro de Campinas não é tarefa fácil, e encontrar um em boas condições de higiene então, é ainda mais difícil. Nos terminais de ônibus a situação dos usuários é complicada. A reportagem da CBN visitou os banheiros do Terminal Central e do Terminal Mercado, e constatou a má situação dos sanitários.

No Terminal Mercado os banheiros são pequenos e possuem estrutura deficiente, com paredes sem acabamento, torneiras de plástico, más condições de higiene e mau cheiro. No Terminal Central a estrutura é melhor, mas os azulejos, pisos e vasos sanitários estão encardidos pela sujeira. Os papéis higiênicos, de baixa qualidade, ficam disponíveis do lado de fora das cabines em que ficam os vasos sanitários.

O banheiro conta com torneiras de metal, e no momento em que a reportagem da CBN esteve no local, havia sabonete líquido e toalhas de papel para enxugar a mão. Durante as visitas aos dois banheiros funcionários de empresas terceirizadas limpavam o chão com rodos, porém, em ambos o piso seguiu molhado por um tempo considerável.

Vaso sanitário no Terminal Central – Foto: Guilherme Pierangeli

O supervisor Lucas Souza utilizou o banheiro do Terminal Central, e reprovou as condições. “Tá ruim, tá bem sujo, e o vaso estava quebrado, tem que melhorar”. A enfermeira Ivanice Ribeiro disse o banheiro até estava limpo, mas afirma que não haver condições de as mulheres utilizarem os assentos nos banheiros públicos da cidade. “Até que está razoavelmente limpo, sentar num vaso sanitário público é perigoso, não tem como, eu prefiro dar um jeito, mas sentar não tem como”.

Procurada pela CBN, a Emdec, responsável pelos terminais, enviou a seguinte nota sobre o assunto:

“A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) mantém equipe de limpeza exclusiva no Terminal Mercado, que atua diariamente; além de equipe de manutenção, que realiza ações frequentes de conservação.  

Porém, assim como outros terminais urbanos, o Terminal Mercado sofre deterioração causada por vandalismo. Estes atos vêm provocando danos nas portas, vasos sanitários, válvulas, torneiras e lixeiras dos sanitários; e até mesmo os jardins foram deteriorados. A colocação de torneiras plásticas, inclusive, foi a forma encontrada pela Emdec para coibir furtos, já que o material tem baixo valor comercial. 

A Emdec irá reforçar as medidas para limpeza e conservação do espaço, mas é importante destacar que é dever da população zelar pela preservação dos espaços públicos, zelando pela conservação dos bens que são utilizados pelos próprios cidadãos. A correta utilização dos sanitários, de acordo com boas práticas de higiene e senso de comunidade, também é um dever cidadão.  

Vale lembrar que a Emdec mantém o projeto de revitalização e zeladoria dos terminais urbanos, que já contemplou os terminais Barão Geraldo, Central e Padre Anchieta. O Terminal Mercado está entre os mapeados pelo projeto, mas o próximo espaço a receber as melhorias está sendo definido, a depender de recursos e disponibilidade de mão de obra.  

Sobre as obras de revitalização do Terminal Central, os trabalhos já foram concluídos e ampliam as condições de infraestrutura aos usuários do transporte público coletivo. Houve a reforma dos sanitários acessíveis, que receberam novos assentos e barras de apoio; e a revitalização dos sanitários de uso comum, com a recuperação de portas e vasos sanitários, substituição de torneiras e nova iluminação. A revitalização do terminal incluiu ainda nova pintura das plataformas e gradis, substituição dos bancos e nova iluminação.”  

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Homem é preso ao exigir dinheiro de rede de farmácias para evitar publicações falsas

Morre bebê de um ano e quatro meses internado em Campinas; mãe e padrasto seguem presos

Consumidores reclamam de alta nas ceias; APAS diz que reajuste é o menor em 8 anos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.