Sistema Cantareira tem o menor nível em quase seis meses

Foto: Arquivo/CBN Campinas

O Sistema Cantareira opera nesta quarta-feira com 36,7% da capacidade, o menor volume em quase seis meses. A última vez que o sistema registrou volume inferior foi em 3 de fevereiro, quando registrou 36,1%.

O volume é o menor para a data desde 2015, quando o sistema operava no volume morto, que é uma reserva com 480 bilhões de litros de água situada abaixo das comportas das represas. Na ocasião o sistema registrou -10,4% da capacidade.

O Cantareira abastece parte da grande São Paulo, e também cidades abastecidas pelos rios da Bacia PCJ, caso de vários municípios da região, entre eles, Campinas, que capta 95% da água consumida no rio Atibaia. Nesta quarta a região recebe pouco mais de 12 m³/s do Cantareira, um nível alto.

Com a liberação, os níveis dos rios sobem, garantindo a captação de água. O rio Atibaia no ponto de captação em Valinhos registrou vazão de 10 m³/s nesta quarta. O Rio Corumbataí, na captação em Piracicaba, marcou 1.5 m³/s, enquanto o rio Jaguari, em Paulínia, registrou 5.3 m³/s.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Teste desenvolvido na Unesp pode ajudar a detectar metanol nas bebidas em até 30 minutos

Piracicaba oferece serviço gratuito para destinação de animais que morreram

Emdec realiza operação de trânsito para o Pedala Campinas na Lagoa do Taquaral

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.